NDS-Triatlo MRW Guarda venceu o Estrela Extreme Triathlon na categoria estafeta de três elementos

Xtreme Guarda

João Rebelo venceu a 3ª edição do Estrela Extreme Triathlon que decorreu este fim de semana em Manteigas e Gouveia.

À terceira edição, o Estrela Extreme Triathlon duplicou o número de participantes, ultrapassando neste fim-de-semana (29 e 30 de setembro) a centena de atletas a desafiarem-se na modalidade de Half Ironman (versões standard, extreme e estafetas de 2 e de 3 elementos), enaltece a organização através de uma nota informativa.


Os 125 atletas partiram do Parque da Várzea, em Manteigas, mas só 108 chegaram à meta.


No que diz respeito à vertente competitiva do evento, este ano, João Rebelo, do Vasco da Gama Atlético Clube de Sines, foi o grande vencedor, precisando de 6h37m42s para cumprir os 2 km a nadar a 1400 metros de altitude, os 107 km com 2500 metros de desnível positivo de bicicleta e os 21 km com 900 metros de desnível positivo a correr, e cortar a meta à frente de Rafael Gomes, do CAOH, que gastou 6h42m para cumprir o percurso e arrecadar o segundo lugar; e de Adelino Sousa, do Grupo Desportivo da Goma, que garantiu o terceiro lugar em 6h42m55s, posição que já havia conquistado no ano passado.


No final, João Rebelo referiu que a parte mais difícil “foi a bicicleta”, segmento no qual passou para a segunda posição, mas depois acabou por conseguir recuperar na corrida “e voltar novamente para primeiro”. O triatleta de Sines destacou do percurso a beleza da paisagem, que admitiu já ser bem sua conhecida. “Costumo vir aqui treinar todos os anos, pelo que fiz o reconhecimento do percurso. É uma prova muito bonita, na qual eu queria muito participar, por isso, fazer esta prova era um dos objetivos para esta época”, partilhou, sem esconder a satisfação de missão cumprida.


Este ano não houve candidatas femininas à vitória na versão Extreme a solo, concentrando-se as senhoras em lutar pelo primeiro lugar na versão Standard do evento, que foi composta por um segmento de 1 km de natação a 1400 metros de altitude; por 53 km de bicicleta com 1000 metros de desnível positivo; e por 15 km de corrida com 600 metros de desnível positivo. Catarina Serrazina, do CRP Riba Fria, foi a mais rápida nesta versão do evento, vencendo a geral feminina em 4h04m47s, marca que a posicionou em quinto lugar da geral absoluta, numa prova ganha pelo atleta da LBSQUAD, Pedro Lorena, em 3h27m55s.

Ricardo Lanceiro, da SFRAA, e Sérgio Suzano, do Grupo Desportivo da Goma, completaram o pódio masculino, respetivamente, em 3h30m03s e 3h53m21s. Do lado feminino, a segunda e terceira posição do pódio foram conquistadas, respetivamente, por Maria Andia, atleta espanhola ao serviço do Grupo Desportivo da Goma, com o tempo de 4h28m28s; e por Ana Gomes, do NDS-Triatlo MRW Guarda, com o tempo de 4h43m13s.


Já no percurso realizado em estafeta de três elementos, a que representou o NDS-Triatlo MRW Guarda foi a mais rápida, vencendo em 6h48m11s. O percurso realizado em estafeta de dois elementos foi ganho pela equipa J Moita Sport Center, com o tempo de 7h58m34s.


Conteúdo Recomendado