Natal mais sustentável de Portugal decorre até 4 de janeiro em Seia

Pelo segundo ano, o Natal mais sustentável de Portugal decorre na aldeia de Cabeça, em Seia. “[Esta] é uma festa única no país e 100% sustentável em termos de decoração, [uma vez que] todos os materiais usados são retirados da natureza.

Mas é também um exemplo pelo trabalho em comunidade, porque todo o trabalho é feito pelos moradores da aldeia. As pessoas dedicaram horas dos seus dias e noites para preparar a decoração, num trabalho comunitário realizado em espaço próprio”, explica a câmara de Seia em comunicado.

Giestas, videiras, musgo ou pinheiros são apenas algumas das matérias-primas usadas para enfeitar da aldeia, que tem o visual completo com a utilização de luzes. É que Cabeça também é a primeira aldeia LED de Portugal.

Outra das características marcantes da festa é o facto de, durante o evento, os moradores da aldeia abrirem as portas das suas casas para receber os visitantes. Mercado de Natal, Presépios, uma exposição que mostra como se vive o Natal numa Casa de Montanha, Casa do Chocolate, oficinas de cozinha, passeios temáticos pela aldeia e a oficina de Natal, local onde se pode comprar o pinheiro e outros enfeites de Natal “criados pelas mãos hábeis dos habitantes da aldeia” são algumas das muitas sugestões do que ver e fazer na Aldeia Natal.

Na sua primeira edição, a festa levou milhares de pessoas à aldeia. Neste ano, que decorre até 4 de janeiro, a organização aposta num crescimento do número de visitantes.


Conteúdo Recomendado