Museu Natural da Electricidade celebra Dia da Ciência com caminhada

A caminhada apresenta um grau de dificuldade médio, devido à sua extensão de 13 km, e percorre parte do traçado da Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR 22).

No Dia Mundial da Ciência, a 24 de novembro, o Museu Natural da Electricidade, em Seia, promove uma caminhada pelo Aproveitamento Hidroelétrico da Serra da Estrela, desde a aldeia mais alta do continente, o Sabugueiro, à Ponte de Jugais.


O itinerário pedestre dá a conhecer o processo de captação, armazenamento e transporte de água para a produção elétrica, cruzando várias infraestruturas que conduzem as águas desde o Açude do Poço Negro, próximo da aldeia do Sabugueiro, até às centrais hidroelétricas do Sabugueiro. Foi no Poço Negro que, em 1909, decorreu a construção do primeiro açude que alimentou grupos geradores da Central do Desterro I, hoje Museu Natural da Electricidade.


As águas são conduzidas depois pelos canais até à câmara de carga e Centrais Museu e Desterro II. Aqui, o percurso é complementado com a visita à sala das Máquinas do Museu Natural da Eletricidade, a única central que será visitada.


Segue-se depois pelo Açude da Senhora do Desterro, em direção à Câmara de Carga da Central da Ponte de Jugais, infraestrutura que acolhe as águas do referido Açude e da ribeira da Caniça. A caminhada termina na Central Hidroelétrica da Ponte Jugais, situada na confluência do rio Alva e da ribeira da Caniça, que recebe as águas da Câmara de Carga através de uma conduta com uma altura total de queda de 230 m.

A caminhada apresenta um grau de dificuldade médio, devido à sua extensão de 13 km, e percorre parte do traçado da Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR 22).


A participação na atividade é gratuita, inclui transporte e seguro (alimentação é da responsabilidade dos participantes), e realiza-se com um número mínimo de 5 e máximo de 20 participantes, com idade superior a 8 anos. O ponto de encontro é no largo da Câmara Municipal de Seia, pelas 9 horas, e a hora prevista de chegada será pelas 16 horas.


A atividade pode sofrer alterações devido às condições meteorológicas. Recomenda-se o uso de impermeável, roupa e calçado adequado e confortável para caminhar.


Mais informações e inscrições pelo número 238 316 276 ou através do e-mail.


Conteúdo Recomendado