Município do Fundão promove Itinerários do Sentir em Castelo Novo

Núcleo Arqueológico de Castelo Novo

No âmbito da Quadragésima – Ciclo de Tradições e Semana Santa do Concelho do Fundão, irá realizar-se, na próxima sexta-feira, dia 25 de março, pelas 11 horas, em Castelo Novo, a iniciativa Itinerários do Sentir – Percurso pelo Património Religioso.

Com início no Posto de Turismo de Castelo Novo esta iniciativa irá percorrer as ruas de Castelo Novo, com principal destaque para o calvário de Castelo Novo, tradicionalmente conhecido pelo Cabeço da Forca, que foi alvo de uma intervenção de reabilitação que o aproximou à sua primitiva função. A ação de releitura histórica do monumento levada a cabo pela equipa do Museu Arqueológico José Alves Monteiro do Fundão será apresentada ao público na próxima sexta-feira, dia 26, pelas 12 horas, em Castelo Novo, tendo fornecido outra densidade ao cenário histórico desta aldeia associado ao ciclo da Paixão.

Para Alcina Cerdeira, Vereadora da Cultura e do Turismo, a intervenção “ajuda-nos a compreender a riqueza de mensagens do passado religioso. Com o apoio da Junta de Freguesia e da Misericórdia esta valorização enriquece-nos a todos pelo sentido de forte espiritualidade que possui”.

Constituído por dois blocos graníticos de forma irregular. Na pedra superior, estão esculpidas em relevo, duas caveiras acompanhadas de um jogo de tíbias para além das cavidades que suportavam o cruzeiro de madeira que era montado por ocasião da Semana Santa. Entretanto a Câmara Municipal do Fundão pretende que dentro do ciclo de eventos e de criações englobados na Quadragésima que promove turisticamente e atualiza artisticamente a tradição religiosa se leve a cabo, em todas edições, o restauro de um elemento do património artístico do concelho. “Vamos devolver a beleza a vários elementos relevantes do nosso legado artístico material religioso que se encontram em deficiente estado de conservação. É um projeto aberto ao mecenato e a toa a comunidade. As belas pinturas das bandeiras da Misericórdia de Castelo Novo para a Páscoa do próximo ano vão brilhar de novo”, conclui a Vereadora da Cultura.


Conteúdo Recomendado