Evento Terminado em 2021-09-27 17:00:00

Município de Gouveia promove visitas guiadas ao Centro Histórico

Início: 2021-09-27 10:00:00
Fim: 2021-09-27 17:00:00
Local do Evento: Gouveia
Entidade Promotora: Município de Gouveia

Integradas nas Jornadas Europeias do Património 2021 e na comemoração do Dia Mundial do Turismo, no dia 27 de setembro, o Município de Gouveia propõe duas atividades de visitação orientada ao Centro Histórico de Gouveia e uma tertúlia sobre sustentabilidade aplicada ao turismo.

A primeira visita, a partir das 10h00 e com ponto de encontro nos Paços do Concelho, procurará identificar e reconhecer o desenvolvimento urbano dos últimos 500 anos da cidade através da leitura histórica das paisagens urbanas, enquadradas nas vicissitudes da nossa História comum, que são ainda possíveis de reconhecer nas fachadas dos imóveis mais representativos desde os alvores da época moderna, até ao início do séc. XX.

A segunda atividade, com início pelas 14h30, com ponto de encontro no Posto de Turismo, parte à descoberta dos lugares afetos à memória industrial da cidade e à ligação entre a ribeira de Gouveia e as antigas fábricas de lanifícios, procurando identificar, junto à linha de água, os antigos elementos associados á produção de energia, particularmente. Para esta proposta é obrigatório o uso de calçado e roupa adequados a um trajeto que implica cruzar e caminhar no curso de água.

Para finalizar o programa, irá decorrer a partir das 16h30, no jardim da ribeira, junto ao Posto de Turismo de Gouveia, a tertúlia “Sustentabilidade aplicada ao turismo: Conceito, Desafios e Estratégias”. É incontornável a necessidade de adaptar o modelo de turismo atual para um sistema mais sustentável tendo como foco o uso adequado dos recursos ambientais, a autenticidade sociocultural das comunidades e assegurar que as atividades económicas sejam executáveis a longo prazo. Tendo como base o novo Pacto Ecológico Europeu, a Estratégia Turismo 2027 e o Plano Turismo + Sustentável 2020-2030, pretende-se com esta atividade, esclarecer e desmistificar conceitos, partilhar preocupações e 2 desafios, com a finalidade de capacitar os participantes com as ferramentas necessárias para um turismo verde, ecológico e responsável.

As atividades são gratuitas, com inscrição obrigatória até ao dia 25 de setembro e devem ser efetuadas no Posto de Turismo de Gouveia, para mais informações contactar através do tlm: 962 033 099; tel. 238 083 930; email: turismo@cm-gouveia.pt


Conteúdo Recomendado