Esse contrato original estabelecia a colaboração das duas entidades na recolha dos resíduos sólidos urbanos nas freguesias de Aldeias, Mangualde da Serra, S. Julião (Gouveia), Moimenta da Serra, Vinhó, Paços da Serra, Nespereira, União de Freguesias de Rio Torto e Lagarinhos.
Depois, em 27 de maio de 2023, passou a abranger também as freguesias de Vila Nova de Tazem, Arcozelo e Cativelos, S. Paio, Ribamondego, Vila Franca da Serra, Vila Cortês da Serra e Nabais.
Com o contrato celebrado na passada sexta-feira, passam a estar incluídas as freguesias de Folgosinho, Figueiró, Freixo da Serra, Melo e Nabais, as últimas que faltavam incluir nas rotas da recolha promovida pelo Planalto Beirão.
Desta forma, o Município de Gouveia “pretende promover uma melhor gestão económica, financeira e ambiental da recolha de resíduos sólidos urbanos, através dos ganhos de escala que serão conseguidos com a integração da totalidade das suas rotas, no âmbito dos serviços prestados por esta associação de municípios”.