A iniciativa, que pretende reunir avós e netos do concelho, terá início pelas 9h30, com jogos tradicionais dinamizados pelos técnicos do Setor de Desporto do Município.
Pelas 10h15, a Polícia de Segurança Pública – PSP, em parceria com o Grupo Aprender em Festa – GAF e o CLDS – Projeto InteGr4r vão apresentar o projeto ”Eu faço como diz o Falco – As Três Primeiras Pedaladas”, com o objetivo de alertar para os cuidados a ter a nível de segurança rodoviária, quando se circula em bicicleta na via pública.
Seguir-se-ão as apresentações de “Netos e avós em Festa”, que vão contar com as performances da Associação de Beneficência Popular de Gouveia – ABPG, da Fundação “A Nossa Casa” e de O Sonho de Infância – Associação de Beneficência Cultural e Recreativa da Freguesia de Lagarinhos – ABCRFL, em momentos que serão certamente de animação e celebração.
Já próximo da hora de almoço, terá lugar um showcooking com o Chef Paulo Silva da Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia, que irá confecionar uma frescura de limão, proporcionando, de seguida, a degustação da iguaria.
Durante todo o período da manhã, entre as 10h00 e as 12h30, será ainda possível participar em ateliers de escrita e pintura criativa sob o mote “Ser avô é…”, nos espaços do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta e na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira.
O Grupo Aprender em Festa – GAF e o CLDS-Projeto InteGr4r serão responsáveis pela dinamização da atividade “Encontro entre gerações com o jogo ABALL 1”.
Todos os presentes neste evento terão ainda oportunidade de posar para uma fotografia, com uma moldura personalizada do Dia dos Avós, com possibilidade de impressão nos estúdios D. Pedro. Uma forma de captar um momento especial, para mais tarde recordar.
Neste dia, os avós e netos terão ainda acesso gratuito aos espaços culturais do Município e piscinas municipais descobertas, mediante apresentação de documento de identificação, validação e disponibilidade de ocupação dos espaços.
Segundo a autarquia, “as iniciativas preparadas para este dia dirigem-se a seniores e a crianças e jovens do concelho de Gouveia, e têm como principal objetivo prestar homenagem e valorizar a figura dos avós e a sua importância nas famílias, sobretudo na atualidade”.
“É também uma forma de, tanto os netos como os avós, expressarem sentimentos e demonstrarem o carinho pelos seus familiares, contribuindo, assim, para o reforço das relações intergeracionais”, acrescenta.