Município de Gouveia com orçamento de 22,2 ME para 2023

A proposta de orçamento e as grandes opções do plano da autarquia de Gouveia para 2023 foi aprovada, por maioria, pelo executivo e pela Assembleia Municipal.

A Câmara de Gouveia tem um orçamento para este ano no valor de 22,2 milhões de euros, para finalizar projetos e planear novos investimentos enquadrados no Portugal 2030 e no Plano de Recuperação e Resiliência.


Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu (PSD), o orçamento, de montante idêntico ao de 2022, é “uma proposta de transição de quadro comunitário, bem como de projeção de futuro, contemplando um conjunto de investimentos essenciais para a população e o concelho”.


“A constante diminuição de verbas por parte do orçamento do Governo central, a guerra na Ucrânia, a pressão dos preços nos principais mercados energéticos e a subida generalizada dos preços levam-nos a um cenário difícil com a diminuição da capacidade de investimento por parte não só das famílias, das empresas privadas, mas também do setor público”, referiu a autarquia.


O documento contempla um conjunto de intervenções e obras consideradas importantes, “umas novas, outras em execução e conclusão”.


A autarquia de Gouveia, no distrito da Guarda, assume como eixo principal “a valorização do capital humano, já concretizada em 2022, assim como o recrutamento de novos trabalhadores em função das necessidades dos serviços, a requalificação do edifício dos Paços do Concelho e a remoção do amianto do Estaleiro Municipal”.


É também propósito do executivo continuar a apoiar as Juntas de Freguesia com um investimento previsto de 280 mil euros.


Os apoios ao nível da educação mantêm-se, com a gratuitidade dos transportes escolares para todos os alunos e apoios aos estudantes do ensino superior, no âmbito do programa Gouveia Educa.


Na área social e habitação, o município mantém o programa Gouveia Social, com incentivos à natalidade, a execução do plano para a igualdade e a execução do 1.º Direito, que prevê um investimento de 175 mil euros para este ano, num total de 4.446.868 euros.


No associativismo está previsto um investimento direto de 295 mil euros, apoios às corporações de bombeiros e a manutenção do programa de sapadores florestais, entre outras medidas.


O ordenamento do território contempla apostas como a revisão do Plano Diretor Municipal, a execução do projeto para requalificação da antiga fabrica têxtil Bellino e Bellino e da estrada entre Mangualde da Serra e a Senhora do Porto.


No setor ambiental, “a relevância passa pela requalificação dos espaços verdes do concelho, a beneficiação da rede viária florestal, a finalização da construção do canil intermunicipal e o tratamento de resíduos sólidos”.


A autarquia também destaca o desenvolvimento do Cowork das Aldeias de Montanha (Folgosinho e Figueiró), a execução dos contratos programa com a Agência Portuguesa do Ambiente e com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a finalização da requalificação do Parque Ecológico.


Na cultura, estão previstas obras de requalificação do Teatro Cine e da Vila Josephine (Melo), a elaboração do projeto para requalificação do Museu Abel Manta, a Casa do Território e obras no Centro Cultural de Vila Nova de Tazem.


O regresso do Gouveia Art Rock, a 2.ª edição do Festival Literário, as Festas do Senhor do Calvário, o Mercado do Queijo e a feira das atividades económicas também integram a dinâmica da autarquia para 2023 que prevê, ainda, realizar um investimento superior a 500 mil euros na valorização económica e turística do concelho.


A proposta de orçamento e as grandes opções do plano da autarquia de Gouveia para 2023 foi aprovada, por maioria, pelo executivo e pela Assembleia Municipal.


Conteúdo Recomendado