Município de Gouveia aprova orçamento de 20,5 milhões de euros para 2021

O orçamento do município de Gouveia para este ano é inferior ao de 2020, que foi no valor de 22,2 milhões de euros.

A Câmara de Gouveia aprovou um orçamento para este ano no valor de 20,5 milhões de euros, que “mantém um forte investimento na área social, educação e movimento associativo”, foi hoje anunciado.

Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu (PSD), os documentos previsionais foram aprovados por maioria pelo executivo camarário e também pela Assembleia Municipal.

O orçamento do município de Gouveia para este ano é inferior ao de 2020, que foi no valor de 22,2 milhões de euros.

No orçamento para 2021, o presidente da Câmara Municipal de Gouveia destaca “a conclusão de obras importantes no centro da cidade, com relevância para a requalificação da área envolvente da [fábrica] ex-Bellino & Bellino e para o Mercado Municipal”.

A autarquia refere em comunicado enviado à agência Lusa que no novo orçamento municipal “mantém um forte investimento na área social, educação e movimento associativo, com o reforço de verbas para as associações desportivas, culturais e recreativas fortemente afetadas pela pandemia covid-19”.

O apoio ao tecido económico local “é outra das preocupações” do município de Gouveia que, através dos projetos “Gouveia Invest” e “Gouveia Empreende”, pretende “lançar planos de apoio ao comércio e às empresas”.

A autarquia adianta que o investimento “será variável conforme a evolução da pandemia, dotando o orçamento com cerca de 200 mil euros para apoios ao comércio e às empresas” do concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu, enfatiza também o investimento nas acessibilidades, com a requalificação da Avenida dos Vilanovenses, na freguesia de Vila Nova de Tazem, um investimento no valor de 420.000 euros, a requalificação da estrada do Curral do Negro e do Vale do Rossim, que são consideradas “vias fundamentais para o turismo no concelho de Gouveia”.

A autarquia de Gouveia, no distrito da Guarda, prevê, ainda, iniciar este ano as obras de requalificação do Parque Ecológico, que representam um investimento de 700 mil euros e são apoiadas por fundos comunitários.

Em parceria com a Câmara Municipal de Celorico da Beira, o município de Gouveia também tenciona avançar com a construção do canil/gatil intermunicipal que servirá os dois concelhos e tem um custo estimado em cerca de 210.000 euros.

O orçamento do município de Gouveia para 2021 “estima um investimento de capital orçado em cerca de oito milhões de euros (7.960.128,00 euros) e uma despesa corrente de 12.580.977,00 euros”, segundo a fonte.


Conteúdo Recomendado