Esta iniciativa resulta de uma organização conjunta com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) e tem como tema central os benefícios da Mobilidade Aérea Avançada na resposta aos desafios dos territórios do interior.
O encontro terá lugar em Barca d’Alva, nas instalações da Plataforma de Ciência Aberta, e reunirá mais de 60 alunos de várias escolas da região. Durante dois dias, os participantes vão explorar e debater o papel das tecnologias avançadas — em particular, os drones — na melhoria de atividades em áreas como a saúde, proteção civil, agricultura, logística e ambiente, com impacto direto nas comunidades locais.
Os Encontros dos Clubes Ciência Viva na Escola são uma iniciativa apoiada pelo Programa Impulso Jovens STEAM, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e visam promover a colaboração e partilha de conhecimento entre escolas e instituições de divulgação científica.
O CEiiA, sediado em Matosinhos e responsável pelo satélite português atualmente em órbita, é parceiro do Município na organização do evento e irá apresentar, em Barca d’Alva, o seu inovador sistema de segurança para drones — o Flight Termination System (FTS).
A plataforma drone desenvolvida pelo CEiiA assenta em tecnologias-chave que asseguram elevados níveis de segurança de voo e permitem a prestação de novos serviços em zonas remotas ou em contextos críticos, como missões de defesa e emergências médicas — por exemplo, a distribuição de medicamentos e alimentos em cenários de catástrofe.
Durante o encontro, alunos e investigadores vão ainda debater o contributo da Mobilidade Aérea Avançada em áreas como a entrega de equipamentos médicos e órgãos humanos, operações de busca e salvamento, monitorização ambiental — como o combate a incêndios — e logística, incluindo a entrega de encomendas.
Carlos Condesso, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, sublinha a importância da iniciativa, afirmando que esta “representa uma oportunidade única para os nossos jovens contactarem com a mais alta tecnologia, fruto do engenho e empreendedorismo nacionais, ao mesmo tempo que são desafiados a refletir sobre a sua aplicabilidade no contexto das comunidades locais e dos desafios do desenvolvimento dos territórios do interior”.
Município de Figueira de Castelo Rodrigo organiza 2.º Encontro Regional dos Clubes Ciência Viva na Escola

A Plataforma de Ciência Aberta do Município de Figueira de Castelo Rodrigo vai acolher, nos dias 22 e 23 de abril, o 2.º Encontro Regional dos Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE).