Município de Celorico da Beira requalifica e amplia Escola EB1 de Lajeosa do Mondego

O município de Celorico da Beira está a realizar obras de reconstrução e ampliação da Escola EB1 de Lajeosa do Mondego, no valor de 327 mil euros, para proporcionar melhores condições à comunidade educativa.

“As obras começaram há cerca de dois meses e é para ficarem prontas até 30 de junho, para estarem disponíveis no próximo ano letivo”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Ascensão.

Segundo o autarca, enquanto as obras decorrem, os cerca de 30 alunos que frequentam a Escola EB1 de Lajeosa do Mondego estão a ter aulas em instalações provisórias que foram cedidas pela Junta de Freguesia.

O município de Celorico da Beira deu início à empreitada de reconstrução e ampliação da Escola EB1 de Lajeosa do Mondego “no âmbito da estratégia para incrementar a qualidade dos serviços prestados à população estudantil do concelho”.

“Esta intervenção surge numa lógica de criação de melhores condições de conforto e funcionalidade que permitam satisfazer as atuais exigências regulamentares para instalações escolares”.

De acordo com a nota, o projeto está a ser executado com financiamento do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020), com um investimento elegível de 327.296,18 euros e uma comparticipação comunitária no valor de 278.201,76 euros.

A intervenção em curso abrange a reabilitação de duas salas de aula, uma sala de atividades, uma sala de professores, um refeitório, uma biblioteca, instalações sanitárias de alunos, professores e de mobilidade condicionada e um campo de jogos desportivo descoberto, para um universo de 44 alunos.

A obra contempla também a execução de arranjos exteriores no perímetro da escola, a colocação de uma cobertura de sombreamento para abrigo dos alunos (na entrada do edifício escolar) e o apetrechamento dos espaços com mobiliário e equipamento escolar.

A autarquia salientou que a reabilitação do edifício escolar da Freguesia de Lajeosa do Mondego “complementará a modernização e qualificação de toda a rede escolar e oferta de ensino do concelho de Celorico da Beira”.

Com a intervenção em curso ficará concluída a reorganização da rede estudantil do concelho, “potenciando ambientes escolares mais dinâmicos e motivadores, tanto para alunos como para profissionais do ensino, criando condições para a prática de um ensino moderno, adaptado aos conteúdos programáticos, promovendo um ensino inclusivo e estimulante para toda a comunidade educativa”.


Conteúdo Recomendado