Fim de semana de Páscoa sem chuva e máximas que podem superar os 30 graus

O IPMA alerta que “o índice ultravioleta deverá estar muito elevado, recomendando-se o uso de proteção solar em atividades ao ar livre”.

Aproxima-se a Páscoa e um fim de semana prolongado que deverá contar com bom tempo e temperaturas máximas “acima da média para a época do ano”, com algumas regiões a superar os 30 graus, de acordo com a previsão do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, “o estado do tempo em Portugal continental no fim de semana de Páscoa será condicionado por uma crista anticiclónica que se estende da região dos Açores para o Golfo da Biscaia e por um vale depressionário sobre o norte de África”.

Esta situação “trará tempo estável, com pouca nebulosidade, sem precipitação e valores da temperatura máxima acima da média para a época do ano”.

Entre os dias 6 e 9 de abril, quinta-feira e domingo, a temperatura máxima deverá variar aproximadamente entre 23 e 27 graus na generalidade do território, sendo mais elevada no interior do Alentejo e no Vale do Tejo, onde poderá atingir valores ligeiramente superiores a 30 graus, prevê o Instituto.

Já a temperatura mínima deverá variar aproximadamente entre 7 e 11 graus, “com exceção da faixa costeira a sul do Cabo Carvoeiro, onde será ligeiramente superior”, e no nordeste transmontano, onde irão variar entre 4 e 7 graus.

“O vento será geralmente fraco, a predominar do quadrante leste, mais intenso nas terras altas, e a rodar para o quadrante norte durante a tarde, em especial no litoral oeste. Temporariamente o vento vai soprar moderado de sueste no Algarve, em especial durante a manhã nos dias 7 e 8”, refere o IPMA.

Estão ainda previstas “ondas de sueste com 1 a 2 metros na costa sul do Algarve e ondas de noroeste até 2 metros na costa ocidental”.

O IPMA alerta que “o índice ultravioleta deverá estar muito elevado, recomendando-se o uso de proteção solar em atividades ao ar livre”.


Conteúdo Recomendado