Município da Guarda lança Prémio Internacional de Artes Plásticas

O município da Guarda aprovou hoje o lançamento do Prémio Internacional de Artes Plásticas – Cidade da Guarda, no âmbito da 5.ª edição do Simpósio Internacional de Arte Contemporânea, que decorrerá entre 09 e 27 de junho.

Segundo o presidente da autarquia, Carlos Chaves Monteiro, o Prémio Internacional de Artes Plásticas tem o valor pecuniário de 7.500 euros e é destinado a artistas nacionais e estrangeiros.

A atribuição do galardão foi aprovada por unanimidade na reunião desta segunda-feira do executivo, realizada por videoconferência.

Para o autarca, trata-se de “uma iniciativa que materializa o especial interesse do município no incremento de atividades de fruição e expressão artísticas que promovam o conhecimento, o pensamento crítico e os valores culturais essenciais à construção de uma cidadania ativa”.

O lançamento deste prémio, no âmbito da 5.ª edição do Simpósio Internacional de Arte Contemporânea (SIAC #5), “surge também no âmbito da dinâmica transformadora da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027, pela necessidade de consolidação da democratização e descentralização cultural através da criação de novos centros de produção e difusão artística contemporânea, passíveis de abranger públicos do interior do país e de fomentar neles o gosto pelas artes em geral e, neste caso, pelas artes plásticas e visuais”.

Carlos Chaves Monteiro disse aos jornalistas, no final da reunião camarária, numa conferência de imprensa realizada por videoconferência, que o galardão pretende “reforçar a participação” no SIAC, “servir como um incentivo” e “elevar a fasquia qualitativa dos trabalhos”.

A autarquia da Guarda adianta que a iniciativa aprovada esta segunda-feira pelo executivo municipal “visa apoiar a criação contemporânea e os seus intérpretes, divulgando junto do público obras de artistas internacionais e enriquecimento do acervo do Museu Regional da Guarda”.

As candidaturas ao Prémio Internacional de Artes Plásticas – Cidade da Guarda (cujas normas de participação podem ser consultadas AQUI) estão abertas até 30 de abril e devem ser enviadas por ‘email’ (museu.guarda@mun-guarda.pt) ao Museu da Guarda.

De acordo com o regulamento, pode candidatar-se ao galardão qualquer artista, independentemente do seu género ou nacionalidade.

Entre os dias 01 e 10 de maio serão selecionadas as obras a concurso e entre os dias 15 e 25 as obras selecionadas deverão ser entregues no Museu da Guarda.

A inauguração da exposição com as obras selecionadas está marcada para o dia 17 de junho.

A obra premiada será anunciada em 27 de junho, aquando da ‘finissage’ da 5.ª edição do SIAC, data em que será também realizada a sessão pública de distinção do artista vencedor.


Conteúdo Recomendado