Município da Guarda instala CDOS na antiga sede da Associação Comercial

A Câmara da Guarda vai instalar o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) no antigo edifício da Associação Comercial e as atuais instalações do CDOS retomam a função inicial de residência de estudantes, foi anunciado esta segunda-feira.

O presidente da autarquia, Carlos Chaves Monteiro, disse aos jornalistas, durante uma conferência de imprensa realizada por videoconferência, no final da reunião quinzenal do executivo, que, para além das novas instalações para o CDOS, também foi decidido alojar a delegação do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMT) nas instalações já requalificadas da antiga Direção-Geral de Estradas, na Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro.

Com a mudança do IMT, as atuais instalações que este organismo ocupa, onde estiveram instalados os serviços locais da empresa Infraestruturas de Portugal, situadas próximo do quartel dos bombeiros voluntários, irão acolher o Comando da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Carlos Chaves Monteiro disse que as várias entidades envolvidas chegaram a um entendimento “na semana passada”.

O autarca adiantou que “todas as obras de requalificação e de readaptação” dos edifícios para os três serviços “são da responsabilidade do município da Guarda”.

“Há um esforço grande por parte do município em conseguir financiar todas estas obras” de readaptação e de requalificação de edifícios, admitiu Carlos Chaves Monteiro.

No caso do Comando da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, será feita a requalificação dos edifícios ocupados anteriormente pela Infraestruturas de Portugal.

O município já tinha requalificado as instalações da antiga Direção-Geral de Estradas e vai agora fazer “uma readaptação desse espaço” para acolher os serviços do IMT.

A antiga sede da Associação Comercial da Guarda, adquirida recentemente pela autarquia em hasta pública após falência da instituição, situada no centro histórico da cidade, vai ser objeto de obras de readaptação para acolher o CDOS, indicou o responsável.

O atual edifício do CDOS, localizado na avenida António Sérgio, que foi anteriormente residência de estudantes, será requalificado pelo município para acolher alunos do Instituto Politécnico.

Carlos Chaves Monteiro vaticina que as obras nos edifícios que vão acolher o CDOS, o IMT e o Comando da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR possam acontecer “no prazo máximo de um ano”, dado que todos os serviços “têm a máxima urgência” na mudança para as futuras instalações.

O município da Guarda também deliberou, esta segunda-feira, ceder, pelo prazo de 50 anos, um prédio urbano, sito na avenida Dr. Afonso Costa, à delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa.


Conteúdo Recomendado