Município da Guarda Comemora Dias da Árvore e da Água

Hoje e amanhã, dias 21 e 22 de março, assinalam-se, respetivamente, o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Água. O Município da Guarda associa-se às comemorações assinalando as datas com algumas iniciativas.

Assim, hoje, dia 21 de março, durante a manhã, e numa parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), serão plantadas árvores autóctones na Encosta Norte da cidade (no largo do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários).

Segundo a autarquiia, esta ação representa o início da plantação das primeiras árvores da nova Mata Municipal do Município da Guarda, recorde se que é intenção da câmara remodelar a encosta norte da cidade, no espaço onde se realiza atualmente a Feira e Mercado quinzenal, criando um novo pulmão da cidade e reformulação das ligações viárias ao longo da mesma encosta”.

Com o apoio de várias entidades convidadas e dos alunos de duas turmas, uma de cada Agrupamento de Escolas do Concelho, serão plantados meia centena de carvalhos naquele local. As mesmas turmas foram desafiadas pela Câmara da Guarda e vão ser as autoras de vários trabalhos alusivos à Água e ao Ambiente e que vão passar a integrar as faturas mensais da água dos munícipes. A ideia é sensibilizar e reeducar os mais velhos, através das palavras e da sensibilidade dos mais novos para as incontornáveis questões ambientais e climáticas.

O Município da Guarda envolveu também nestas comemorações todas as juntas de freguesia do concelho, que vão plantar árvores por estes dias. A Câmara adquiriu e disponibilizou para cada uma das autarquias 25 carvalhos. Um ato simbólico, para sensibilizar a população para a importância do meio ambiente e da proteção da floresta.​


Conteúdo Recomendado