Município da Guarda assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com finissage no Museu

O Município da Guarda assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado ao tema «Património e Clima», no próximo dia 18 de abril, com a finissage da exposição Falar com o Tempo, de Ilda David´, patente até dia 17 de abril no Museu, e com o lançamento do catálogo da mesma exposição.

A iniciativa decorrerá na Galeria principal das exposições temporárias do Museu da Guarda, pelas 18h00.

Cruzando o tema «Património e Clima», proposto pela Direção Geral do Património Cultural e pelo Internacional Council on Monuments and Sites, e com o mote «Falar com o Tempo» que deu o título à exposição de pintura, a sessão irá promover o debate e tertúlia. “Se a difusão da arte pode ser encarada como estratégia para promover os monumentos e sítios históricos, tal como sucede com o seiscentista Paço Episcopal e Seminário transformado em espaço quer museológico quer de irradiação da arte contemporânea, a própria linguagem artística pode constituir-se como património cultural ao revelar visões, atitudes, temas e problemas que caracterizam uma sociedade num determinado lugar/tempo. Se a obra artística realizada, ao longo de décadas, por Ilda David’ se instituiu como referência no panorama cultural português, também é certo que, além de sugerir emoções estéticas que convidam à espiritualidade, se inspira não raras vezes na observação da Natureza, funcionando nesses casos como sensibilização ambiental.” Estes são alguns dos pontos de partida para esta tertúlia sobre Arte, Património e Clima promovida pelo Museu e que contará com a participação da artista plástica Ilda David’ e do curador Nuno Faria, entre outros.

Logo de seguida será apresentado o catálogo da exposição. Trata-se de um objeto de arte; uma edição do Município da Guarda, através do seu Museu. O livro não só valoriza a obra plástica da artista como também os espaços expositivos do Museu da Guarda.

Participam na sessão, o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, Ilda David’, Nuno Faria e Manuel Rosa, editor.


Conteúdo Recomendado