Milhares de pessoas na Recriação da Batalha da Salgadela em Figueira de Castelo Rodrigo

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo levou a cabo, no passado fim de semana, a quarta edição da Recriação Histórica “Salgadela a Batalha”.

A Recriação Histórica “Salgadela – A Batalha” é uma representação seiscentista que pretende recriar a Batalha da Salgadela, ocorrida a 7 de julho 1664, tornando-se o feito mais marcante na história do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, pois foi o dia em que as tropas portuguesas, sob o comando de Pedro Jacques de Magalhães, derrotaram os inimigos espanhóis, que procuravam a todo o custo reassumir o domínio de Portugal.

O evento levou até à Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, uma das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeia Autêntica, milhares de pessoas, tornando as ruas da altaneira aldeia pequenas perante a moldura humana.

Segundo o Município de Figueira de Castelo Rodrigo, “este evento reveste-se de grande importância na dinamização de toda a economia local e na valorização do património local, porque esta é também uma forma de valorizar a autenticidade da Aldeia Histórica.”

“Salgadela a Batalha” levou os visitantes a viajar no tempo, numa Aldeia que estava devidamente engalanada para os receber.

Várias encenações fizeram parte do programa deste programa festivo, como o cortejo pelas ruas do burgo de Castelo Rodrigo, espetáculos de fogo, o assalto ao Castelo, entre muitos outros.

“Foi gratificante ver a satisfação das pessoas e hoje podemos continuar a dizer que a Recriação Histórica “Salgadela a Batalha” é sem dúvida alguma uma aposta ganha”, acrescenta o Município.


Conteúdo Recomendado