Mercado Medieval de Marialva

A iniciativa irá decorrer entre 17 a 19 de maio, na Aldeia Histórica situada a pouco minutos da cidade de Mêda.

O Mercado Medieval de Marialva é um evento promovido pelo Município de Mêda, em colaboração com diversas instituições concelhias, com o qual pretende relembrar as vivências, usos e costumes medievais e, simultaneamente, reconstituir o ambiente socioeconómico e de animação que se vivia à época do Reinado de D. Dinis na importante vila de Marialva.

“Recriar uma época histórica, importante e representativa para a Vila de Marialva e para a História de Portugal, recriando a atribuição da Carta de Feira a Marialva pelo Rei D. Dinis, bem como, retratar de forma fidedigna os viveres das populações durante os Mercados Medievais, típicos pontos de encontro de culturas, negócios, mas também de gentes das mais diversas origens são os objetivos desta iniciativa”, refere a autarquia.

Aldeia Histórica de Marialva

Marialva fica a poucos minutos da cidade de Mêda. Esta Aldeia Histórica, num cenário que revela uma das relíquias vivas da ancestralidade portuguesa, transporta o visitante às raízes mais profundas da história do país. As ruas, ladeadas por edifícios resistentes ao tempo, conduzem à cidadela cercada pelas muralhas cujas ruínas é fácil perder a noção do tempo. Povoada pelos aravos, povo lusitano, foi posteriormente conquistada pelos romanos, seguidos dos árabes, até à vitória final de D. Fernando, o Magno, em 1063, na sua emblemática conquita das Beiras.

 




Conteúdo Recomendado