Em comunicado enviado à agência Lusa, a autarquia salienta que o evento reúne “durante dois dias, pastores, produtores e queijarias da região, num ambiente de festa e de riqueza gastronómica”.
O programa do Mercado do Queijo inclui a degustação e venda do queijo, ‘showcookings’, workshops’, desfiles de moda e momentos de animação musical.
De acordo com o programa divulgado pela organização, o certame abre as portas às 09:45 de sexta-feira, dia 29 de março, com a saudação à cidade pela Sociedade Recreativa e Musical de Moimenta da Serra.
Seguem-se apresentações e momentos dedicados à gastronomia, como ‘workshops’ de fabrico de queijo, ‘showcookings’, provas de queijos nacionais DOP (Denominação de Origem Protegida) e apresentações de projetos inovadores da região.
Na tarde de sexta-feira realiza-se um desfile de moda e de acessórios com 100% lã que terá o acompanhamento musical do grupo “LUA”, da gouveense Aurora Pinto, finalista da segunda edição do “The Voice Kids Portugal”.
No sábado, dia 30, o Mercado do Queijo reabre pelas 10:00. Para este dia está agendada a confeção do Requeijão de Beatilha (requeijão tradicional da União de Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra) e uma prova técnica de Requeijão da Serra da Estrela, dinamizado pela Confraria Báquica Gastronómica e do Requeijão da Serra da Estrela.
Neste dia será também assinado um protocolo para a investigação e inovação gastronómica no âmbito do Requeijão Serra da Estrela DOP entre a Confraria Báquica Gastronómica e do Requeijão da Serra da Estrela e o Instituto de Gouveia – Escola Profissional.
A programação do Mercado do Queijo 2024 conta com atuação de diversos grupos e coletividades da região e uma Mostra de Folclore do Concelho de Gouveia. O evento termina com uma harmonização de Queijo da Serra da Estrela DOP com Vinhos Dão, promovida pela Cooperativa de Produtores de Queijo da Serra da Estrela (Estrelacoop).
A organização do certame, promovido pela Câmara Municipal de Gouveia, conta com a colaboração da Associação dos Pastores e Produtores de Queijo da Serra da Estrela (APROSE), do Instituto de Gouveia – Escola Profissional, da Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela (ADRUSE), da rede cultural Terras da Transumância e da EstrelaCoop.