Marchas Populares em Pinhel

As Marchas Populares estão de regresso a Pinhel e, este ano, num cenário renovado. Protagonizadas pelos alunos do concelho, as Marchas Populares vão ter lugar no Largo dos Combatentes, dia 13 de junho, dia de Santo António, padroeiro de Pinhel.

Numa iniciativa conjunta do Município de Pinhel e do Agrupamento de Escolas, as Marchas Populares marcam, há uns anos a esta parte, o encerramento do ano letivo. Mais do que isso, são uma iniciativa aberta à comunidade, que tem vindo a crescer e que reúne cada vez mais público.

Depois de terem sido realizadas durante alguns anos no recinto escolar, no ano passado, o Município de Pinhel entendeu por bem trazer as Marchas para a rua, para o espaço público. Assim aconteceu e, este ano, vai voltar a acontecer, com as Marchas Populares a terem lugar no Largo dos Combatentes (junto à Casa da Cultura).

De referir que vão participar nas Marchas Populares deste ano todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho, assim como os alunos do Pré-Escolar (grupo dos 5 anos).

Os alunos saem da EB1 de Pinhel cerca das 20h30 e prosseguem, em cortejo, até ao Largo dos Combatentes onde vai ter lugar a apresentação das Marchas, a partir das 21h00.

Ao todo, são cerca de 250 crianças a cantar e a dançar a tradição, não esquecendo o apoio, o acompanhamento e a participação de professores, auxiliares de ação educativa, pais e encarregados de educação.

As Marchas Populares vão ter música ao vivo com a participação da Banda Filarmónica e da Academia de Música de Pinhel.


Conteúdo Recomendado