Este ano serão seis as marchas a sair à rua, respetivamente o Jardim de Infância de Seia, o Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia, as marchas de São Romão, Torroselo, Travancinha e Loriga.
Meses de trabalho e empenho são apresentados nesta noite. O ponto de encontro é o largo da Câmara, às 20h30, local onde são recebidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo. Inicia-se depois o desfile pelas ruas da cidade, até alcançarem o palco do Anfiteatro Municipal para a atuação principal, com a apresentação das coreografias e cantares.
E, como a noite de S. João é de festa, não faltarão os pitéus típicos da época, no parque municipal, a partir das 17 horas e pela noite dentro, um contributo das marchas participantes, com barraquinhas de comida (sardinha, febras, entre outros) e o simbólico manjerico.
Com o intuito de mostrar e valorizar todo o trabalho criativo e “bairrista” de uma comunidade, o Município de Seia lançou o desafio ao comércio senense para promover o trabalho das diversas marchas nas suas montras, dando a conhecer à comunidade a tradição das marchas populares em Seia através de uma recolha do trabalho (fatos e adereços) efetuado pelas marchas populares ao longo das suas participações. Aderindo de forma inequívoca, um pouco por toda a cidade são visíveis, desde o início do mês, alguns dos trajes das marchas que participaram ao longo dos anos no evento.
Mais do que qualquer outro argumento, pretende-se com Exposição de Trajes, dar a conhecer e mostrar a toda a comunidade, a criatividade, a imaginação, o empenho, o trabalho, de um grupo de pessoas, que unidas por laços comuns (a localidade, o bairro, a escola, a coletividade) conseguem levantar o projeto e com esta atitude permitir, que um evento, que envolve a maior plateia da cidade de Seia, tenha continuidade.