Manuel Alegre e Manuel António Pina homenageados em festival de poesia de Foz Côa

A iniciativa cultural está agenda para uma primeira edição, a decorrer no sábado, e uma segunda mostra para o fim de semana de 1 a 2 de julho.

O poeta e político Manuel Alegre e o já falecido escritor e jornalista Manuel António Pina vão ser homenageados em Foz Côa, no âmbito do Festival de Poesia que decorre naquela cidade do Douro Superior.
A iniciativa cultural está agenda para uma primeira edição, a decorrer no sábado, e uma segunda mostra para o fim de semana de 1 a 2 de julho.
O Festival de Poesia vai englobar ainda leituras e declamações, de textos de poetas portugueses como Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa, Almada Negreiros ou David Mourão-Ferreira.
“No que toca a Manuel Alegre, haverá ainda momentos de reflexão, através do projeto Praça da Canção. O político e poeta participa pela primeira vez no festival de poesia que conta já com 35 anos de existência”, disse à Lusa o vereador do pelouro da Cultura de Foz Côa, João Paulo Sousa.
No decorrer do Festival de Poesia de Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, estão ainda programadas diversas sessões de leitura de poemas em espaços abertos da cidade, e em pleno rio Douro, a bordo da embarcação turística “Senhora da Veiga”.
A organização disse à Lusa que o Festival de Poesia de Foz Côa é um dos mais antigos do país.
“O festival assume um momento de respirabilidade cultural acrescido, já que o certame decorre num território que detém dois Patrimónios da Humanidade e que se quer afirmar como a capital da Cultura no Douro Superior”, frisou o responsável.
A programação é assinada por Jorge Augusto Maximino, fundador e diretor do Festival de Poesia.

PROGRAMA:

Sábado – 25 de Junho

16H30 – Sessão de abertura

Gustavo Duarte – Presidente da Câmara Municipal de V.N. de Foz Côa

Jorge Maximino – Director do Festival de Poesia de V.N. de Foz Côa

 

17H00 – Encontro-leitura com Manuel Alegre

Reflexões sobre a obra poética do autor do livro A Praça da Canção

Comunicação de António Carlos Cortez

Leitura de textos por Manuel Alegre seguida de sessão de autógrafos

Local: Pequeno Auditório – Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa

 




Conteúdo Recomendado