QUERCUS realiza o Workshop Ibérico Life Taxus

O projeto tem como objetivo contribuir para a recuperação do habitat prioritário, por forma a manter a diversidade do mosaico florestal.

Decorrerá em Manteigas, no auditório do Centro Cívico da Câmara Municipal, nos dias 17 e 18 de junho, o Workshop Ibérico “Florestas Mediterrânicas de Taxus baccata L.”. Esta iniciativa surge no âmbito do Projeto LIFE+LIFE12 NAT/PT/000950 Taxus – Restoring yew thickets com a colaboração do ICNF e da Câmara Municipal de Manteigas.
O projeto LIFE TAXUS tem como objetivo contribuir para a recuperação do habitat prioritário – Florestas mediterrânicas de Taxus baccata L., Teixo, por forma a manter a diversidade do mosaico florestal, a melhorar as áreas existentes e a aumentar a área de ocupação da Rede Natura 2000.
O projeto tem vindo a ser implementado nos Sítios de Importância Comunitária onde ainda existe este habitat em Portugal, nomeadamente, no parque Natural da Serra da Estrela e no parque Nacional da Peneda-Gerês. A intervenção na Serra da Estrela teve lugar em baldios comunitários distribuídos pelos Concelhos de Manteigas, Covilhã e Seia, e na Peneda-Gerês em terrenos do Estado sob gestão do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
As ações de divulgação científica e de disseminação de material didático alusivas a este projeto “têm decorrido junto das comunidades locais e regionais, com uma particular incidência na comunidade escolar, com o intuito de as sensibilizar para a necessidade de preservar este habitat florestal – bosquete de Teixo – muito raro e extremamente vulnerável aos efeitos das alterações climáticas e das ações antropogénicas” refere uma nota informativa.




Conteúdo Recomendado