Evento Terminado em 2022-05-22 23:00:00

Manteigas recebe este mês 5.ª edição do evento Estrela Grande Trail

Início: 2022-05-20 09:00:00
Fim: 2022-05-22 23:00:00
Local do Evento: Manteigas

A edição de 2022 do Estrela Grand Trail contempla três provas: Estrela Orion Belt (com 49 km, a realizar no dia 21, sábado), Estrela Tauros (26 km, dia 22, domingo) e Estrela Ursa Minor (15 km, dia 22).

O concelho de Manteigas, no distrito da Guarda, vai receber este mês, nos dias 21 e 22, a 5.ª edição do Estrela Grande Trail, após uma paragem de dois anos devido à pandemia.

Segundo a organização, o Estrela Grande Trail “é um evento de corrida de montanha que se afirma também como um momento em família”.

“O evento pretende promover a Serra da Estrela através do desporto na natureza e contribuir para o processo de valorização, conservação e promoção do património da Estrela, reconhecido pela Unesco em 2020”, é referido.

Armando Teixeira, fundador e organizador do Estrela Grande Trail, disse hoje à agência Lusa que o evento irá desenrolar-se “no coração da Serra da Estrela” e com provas que começam e terminam na vila de Manteigas.

“É um evento que também procura a coesão territorial. Ou seja, procuramos também passar em zonas emblemáticas e outras localidades” da Serra da Estrela, disse o responsável.

A edição de 2022 do Estrela Grand Trail contempla três provas: Estrela Orion Belt (com 49 km, a realizar no dia 21, sábado), Estrela Tauros (26 km, dia 22, domingo) e Estrela Ursa Minor (15 km, dia 22).

No dia 21, sábado, também haverá algumas atividades em paralelo, organizadas pelo Geopark Serra da Estrela, e será realizado o Kids Trail, destinado a crianças dos 5 aos 13 anos, uma vez que a iniciativa pretende ser “uma festa da montanha” e também “da família”, segundo Armando Teixeira.

O organizador adiantou que este ano foram abertas 1.050 vagas para as três provas, esperando que, mediante o contexto pandémico, possam marcar presença “600 ou 800 pessoas”, uma vez que em anos anteriores participaram sempre mais de mil atletas nacionais e internacionais.

“Mas, a nossa ideia, claramente, é voltar a relançar a marca e voltar, outra vez, a dignificar esta prova como sendo uma das melhores de Portugal, para que, no próximo ano, possamos relançar a prova no panorama internacional”, vaticinou.

Armando Teixeira referiu que a 5.ª edição do Estrela Grande Trail vai ter atletas de vários países da Europa e de outros continentes, como por exemplo da Austrália.

Os interessados em participar devem fazer a inscrição AQUI.

O evento é organizado com o apoio da Câmara Municipal de Manteigas.


Conteúdo Recomendado