O evento organizado no período do Carnaval, quando a região da Serra da Estrela acolhe muitos visitantes, inclui exposições, gastronomia, animação, espetáculos musicais e um desfile de Carnaval, entre outras iniciativas.
Segundo o presidente da autarquia de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, a Expo Estrela conta com cerca de 50 expositores e pretende “promover e divulgar aquilo que de melhor se faz em Manteigas” ao nível do comércio, da indústria, do artesanato e dos serviços.
O certame realiza-se no recinto da Praça Municipal, no centro da vila, considerado pelo autarca como o lugar mais indicado, enquanto Manteigas não tiver “um local mais amplo, mais adequado à realização deste tipo de atividade”.
“É nossa vontade conseguirmos uma alteração significativa para melhor”, referiu Esmeraldo Carvalhinho na conferência de imprensa de apresentação do cartaz do evento anual.
O autarca sublinhou tratar-se da atividade mais importante promovida pelo município que lidera “no que diz respeito à promoção económica do concelho de Manteigas”, no distrito da Guarda.
A edição deste ano da Expo Estrela tem um orçamento situado “entre 70 a 71 mil euros”, segundo o responsável.
Em relação aos anos anteriores foi feita uma redução de custos, mas “sem retirar qualidade e conforto aos expositores”, garante Esmeraldo Carvalhinho.
Os destaques musicais do programa do certame vão para os concertos da Banda Boa União – Música Velha & Mafalda Arnauth (sábado, 22h00), da Orquestra de Sopros “Música Nova” & David Antunes & The Midnight Band (domingo, 22h00) e da banda Amor Electro (segunda-feira, 21h30).
No dia de Carnaval realiza-se um desfile, com início pelas 15h00, com a participação da população, de instituições e dos alunos do Agrupamento de Escolas de Manteigas.
A abertura oficial da Expo Estrela está agendada para as 11h00 de sábado.