Maior Presépio Natural do país para ver no Sabugal até ao dia 7 de janeiro

Sabugal Presepio

O presépio natural do Sabugal, foi ontem inaugurado, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

Montada pelos funcionários daquele município, a estrutura ocupa 1.500 metros quadrados no largo em frente ao tribunal, onde foi recriada a cena bíblica do nascimento do menino Jesus, em Belém.

Este ano, os trabalhadores municipais contaram com a colaboração da artista plástica Beatriz Rodrigues.

“Trata-se de um presépio sustentável. Como sempre, recorremos a materiais naturais, como troncos de castanheiros centenários, hera, musgo, pedras e muita madeira. Este ano, vai ter muita água, a temática escolhida para este ano”, disse Vítor Proença, presidente da autarquia do Sabugal, em declarações à agência Lusa.

“O ‘Sabugal Presépio’ vai ter também outro figurino, com outra disposição e um novo percurso, para introduzir alguma novidade para quem nos visita”, acrescentou.

Com esta iniciativa, que se prolonga até 07 de janeiro de 2025, o município raiano quer “aliar tradição e inovação”, numa viagem sensorial que pretende contribuir também para uma reflexão sobre a sociedade atual.

“Mudança, história, família, identidade, amor, desigualdade, urgência, guerra, recursos, quietude, urbe, comunidade, terra, frenesim, ruralidade, populismo, memória, empatia, atualidade, democracia, cultura e sustentabilidade” são os temas sobre os quais os visitantes são chamados a refletir.

O presépio é complementado com um mercadinho de Natal, tasquinhas, concertos, uma pista de gelo ecológica, animação de rua e infantil, uma exposição de eco-bonecos de neve e iluminação natalícia, e passeios de charrete entre a zona histórica e o presépio.

“Voltamos a ter uma tenda, com cerca de mil metros quadrados, para acolher os expositores de produtos locais, quatro restaurantes, artesanato e o palco para receber os espetáculos de grupos locais aos fins de semana”, adiantou Vítor Proença.

Tal como nas edições anteriores, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho foram desafiadas a produzir presépios e árvores de Natal com materiais recicláveis, que vão estar patentes na Rua 5 de Outubro, no centro da cidade.

“Temos condições para voltarmos a ter muitos turistas este ano e mais atratividade ao longo deste mês, durante o qual também vamos divulgar o Madeiro de Penamacor, fruto de uma parceria em que promovemos os dois eventos”, revelou o autarca.

“São eventos muito semelhantes e que deixam mais-valia no território. A ideia é a de que as pessoas façam este circuito e passem pelo Sabugal e Penamacor nesta quadra”.

Segundo Vítor Proença, em 2023 o “Sabugal Presépio” recebeu cerca de 25 mil visitantes, contabilizados pelos dois sistemas de controlo instalados no recinto.

“É muito bom para o território e este ano pensamos superar essa fasquia, até porque também é uma altura em que há muitos emigrantes de regresso à terra Natal e obviamente contamos com os nossos vizinhos espanhóis”, declarou.

“Aliás, fazemos uma campanha muito forte em Espanha, porque o turista espanhol gosta muito deste tipo de eventos”.

Pode consultar o programa na íntegra AQUI.


Conteúdo Recomendado