Evento Terminado em 2023-10-11 23:00:00

“Lugar Comum” por Quarteto Contratempus no TMG

Opera
Início: 2023-10-11 21:30:00
Fim: 2023-10-11 23:00:00
Local do Evento: TMG
Entidade Promotora: Município da Guarda

Trata-se de uma ópera sobre a violência contra a mulher que vai subir ao palco do grande auditório amanhã, quarta feira, à noite.

O Quarteto Contratempus apresenta “Lugar Comum”, que é uma Ópera sobre a violência contra a mulher, no grande auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG), às 21h30.


Fruto de uma residência artística realizada em 2021 no TMG levada a cabo pelo Quarteto Contratempus, esta ópera explora um sério e grave problema social, que é o da violência doméstica contra a mulher como explica uma nota informativa. Uma ópera que, através da arte do canto, da música e do teatro, apela à sensibilização deste problema na ordem do dia. Pode comprar o bilhete AQUI.


Um lugar comum, que é de todos, com vozes femininas que falam baixinho dos seus gritos mais íntimos, com instrumentos que nos são comuns e tornam os nossos dias menos comuns, com palavras que são dadas sem partir nem baralhar. A ópera tem sido uma longa conversa com os homens que parece que nem os seus gritos conseguem ouvir. A ópera traz consigo distantes agudos femininos desde o tempo em que nem se sabia que aqueles sons existiam. Ou então, habituamo-nos tanto a ouvi-los que se tornaram num lugar comum.


A arte na prevenção e sensibilização da problemática da violência contra a mulher/violência doméstica. A Ópera como elemento de mudança. Durante 36 meses colaboradores da área social, artistas e públicos vulneráveis uniram-se na desconstrução de conceitos e cenários de violência contra as mulheres com a construção de 25 fragmentos de arte que convergiram num espetáculo final de ópera, a ópera “Lugar Comum”. Promovido pela Misericórdia do Porto, este projeto de prevenção de violência contra as mulheres, envolveu vários grupos de utentes das suas respostas sociais, nomeadamente: crianças e jovens, pessoas com deficiência e/ou incapacidade, idosos, vítimas de violência doméstica e pessoas em emergência social. Nada de nós sem nós, configura uma poderosa estratégia de empoderamento e inclusão.


Conteúdo Recomendado