Linha ferroviária entre Barca D'Alva e Fregeneda será uma atração turística

O concurso para o projeto está previsto para Março. A execução das obras de recuperação da via, as estações e o lançamento da rota terá lugar ao longo deste ano.

A Diputácion de Salamanca anunciou na FITUR que pretende recuperar a linha ferroviária entre Barca D’Alva e Fregeneda como uma atração turística. Trata-se de um ambicioso projeto turístico. O objetivo é estimular a região através da criação de iniciativas de emprego e de criação de novas empresas direcionadas para um aumento significativo no setor do turismo.
A apresentação aconteceu no stand de Castilla e Leon, na FITUR, na semana passada. Javier Iglesias, presidente da Diputácion, apresentou a iniciativa acompanhado pelo diretor regional do turismo em Castilla e León, Javier Ramirez, o Vice-Provincial de Turismo Rural, Francisco García Hidalgo e o presidente de Fregeneda, Bernardo Garcia.
O presidente da Diputácion afirmou que é um projeto único na Europa: “A linha ferroviária liga os dois locais e é uma obra de engenharia do século XIX exclusivo pelas suas características. São 17 quilómetros que atravessam o parque natural de Las Arribes, com túneis e pontes numa região de grande beleza cénica”.
O objetivo é criar uma rota atraente para os visitantes, aproveitando a riqueza cultural e gastronómica da região. “Um dos pontos fortes é, definitivamente, esta aposta que liga dois países. Tanto Espanha como Portugal, que vai certamente beneficiar desta proposta” referiu o edil.
O concurso para o projeto está previsto para Março. A execução das obras de recuperação da via, as estações e o lançamento da rota terá lugar ao longo deste ano.


Conteúdo Recomendado