Jovens experimentam robótica em evento tecnológico no Fundão

Cerca de 150 jovens de todo o país vão reunir-se no Fundão durante as férias escolares da Páscoa para participarem num evento tecnológico que os colocará em contacto com a robótica, a informática e outras tecnologias de informação.

A iniciativa, que vai já na quarta edição, decorre entre os dias 15 e 18 e dirige-se essencialmente a estudantes do 9.º ao 12.º ano de escolaridade que “tenham gosto, apetência e vontade de adquirir competências no domínio das novas tecnologias, nomeadamente informática e robótica”, refere a organização em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Promovido numa parceria entre a Câmara Municipal do Fundão, a empresa Altran Portugal, Universidade da Beira Interior (UBI) e Associação de Desenvolvimento da Gardunha 21, o evento proporciona aos participantes um programa de contacto, aprendizagem e competição em torno de componentes tecnológicas que constituem as competências profissionais do futuro.

“Na génese da realização do ‘Ignite Your Future’ está a intenção de dar a conhecer esta região, as suas intenções, empresas e pessoas aos jovens que, a curto prazo, irão tomar opções decisivas quanto ao seu futuro profissional, seja na escolha da área de estudo no ensino secundário ou na escolha do curso superior”, refere a informação da autarquia do Fundão.

Este município do distrito de Castelo Branco destaca igualmente que a realização deste evento também se enquadra numa estratégia que tem como objetivo “reforçar a posição que a região vem ocupando enquanto destino competitivo para a fixação de empresas e profissionais deste setor”.

Citada em nota de imprensa, Célia Reis, diretora da Altran Portugal, salienta que o evento “é uma resposta ao crescimento da área das Tecnologias da Informação, que permite aos jovens, através da partilha de conhecimentos e experiências interativas, o contacto direto com as mais recentes ferramentas e processos tecnológicos do mercado”.

“Queremos que seja uma forma divertida e lúdica de preencher os dias de férias destes 150 jovens”, acrescenta a responsável desta empresa que tem um polo empresarial sediado no Fundão.

Do programa constam competições tecnológicas, momentos de lazer, ações de “team building”, conferências, contactos com a realidade empresarial e universitária, desporto e aventura.

As inscrições podem ser efetuadas aqui.


Conteúdo Recomendado