Jovens contribuem para a defesa e preservação da floresta

Lançado Programa de Voluntariado 2010 Já foi assinado o Protocolo de Colaboração para a implementação do “Programa de Voluntariado para as Florestas 2010”. O acordo foi celebrado, no final de Março, entre o Instituto Português da Juventude (IPJ), o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas e a Autoridade Florestal Nacional. A cerimónia foi presidida […]

Lançado Programa de Voluntariado 2010

Já foi assinado o Protocolo de Colaboração para a implementação do “Programa de Voluntariado para as Florestas 2010”. O acordo foi celebrado, no final de Março, entre o Instituto Português da Juventude (IPJ), o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas e a Autoridade Florestal Nacional. A cerimónia foi presidida pelos secretários de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro, e da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias.

Objectivos do programa

O Programa “Voluntariado Jovem nas Florestas” tem como objectivos incentivar a participação dos jovens portugueses na defesa e preservação da floresta, reduzindo o flagelo dos incêndios através de acções de prevenção e sensibilização da população para os comportamentos de risco, mas principalmente através da vigilância, da limpeza do lixo das áreas florestais e dos perímetros urbanos, diminuindo significativamente a ocorrência de incêndios florestais e garantindo também um efeito dissuasor da potencial criminalidade.

Criado pela Resolução de Conselho Ministros nº 63/2005, este Programa anual é o resultado do êxito alcançado com os projectos de voluntariado do IPJ, nomeadamente através da participação de jovens entre os 18 e os 30 anos de idade, que em turnos de cinco horas e trinta minutos diários, durante os meses quentes de Verão, trabalham em equipa de vigilância fixa (com binóculos, em locais privilegiados de observação) e móvel (bicicleta, moto ou automóvel), sendo revezados de 15 em 15 dias, podendo repetir o destacamento caso o solicitem.

Os voluntários são acompanhados no terreno pelas entidades promotoras dos projectos (ou seja, que solicitaram voluntários ao IPJ), sendo que o IPJ apoia cada voluntário com uma bolsa correspondente a 180 euros no total dos quinze dias, com vista a ajudar a cobrir despesas, como alimentação e transporte, que sejam inerentes ao desempenho da função.

No terreno desde 2005

Desde que foi lançado, em 2005, já participaram no Programa 36.869 jovens voluntários, que detectaram 6250 deflagrações de incêndio e recolheram 17.623 sacos de 50 litros com lixo, correspondendo a uma área florestal limpa de 19.373 hectares.


Conteúdo Recomendado