Jornadas Europeias da Arqueologia decorrem hoje em Gouveia

A atividade é de caráter gratuito e os interessados deverão concentrar-se junto à Casa da Vivência Judaica, pelas 14h30.

As Jornadas Europeias da Arqueologia na Europa são coordenadas pelo Institut National de Recherches Archéologiques Préventives (INRAP) e pelo Conselho da Europa e em Portugal, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) que lança o convite à participação de todas as entidades públicas ou privadas, coletivas ou individuais, que pretendam organizar iniciativas, exclusivamente, no âmbito da Arqueologia.

O Município de Gouveia associa-se a esta data, propondo a todos os interessados percorrer os “Sítios Arqueológicos do Centro Histórico de Gouveia”. Um aglomerado urbano é uma entidade viva, mutável e com uma enorme capacidade de retenção das memórias comuns, vertidas em diversos suportes, como a toponímia, o edificado, os conjuntos urbanos, a arte e a arqueologia.

Propomos, numa visita guiada, conhecer os locais do Centro Histórico de Gouveia que nos ajudam a conhecer e a interpretar a nossa história e o nosso passado comum, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância do conhecimento destas realidades como forma de prevenção e preservação da nossa memória histórica urbana.


Conteúdo Recomendado