Evento Terminado em 2022-11-16 23:00:00

João Roiz Ensemble em concerto esta noite no TMG

Início: 2022-11-16 21:30:00
Fim: 2022-11-16 23:00:00
Local do Evento: Teatro Municipal da Guarda
Entidade Promotora: Teatro Municipal da Guarda

O espetáculo, cujos bilhetes têm um custo de 5 euros, conta com Vasken Fermanian e João Mendes no violino, João Delgado na viola de arco e Ricardo Mota no violoncelo.

João Roiz Ensemble e a acordeonista Carisa Marcelino juntam-se esta noite (16 de novembro), pelas 21h30, no Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG) para apresentar algumas obras de música de câmara de compositores portugueses contemporâneos.


Segundo a organização, estas obras são, na sua maioria, resultado do investimento recente em encomendas de nova criação para a formação padrão de quarteto de cordas, ou de quinteto de solista com cordas, consubstanciando assim “um contributo de grande valor para o património musical português neste domínio”.


Três das quatro obras que serão hoje interpretadas são resultado de encomendas da Câmara Municipal de Castelo Branco, tendo sido estreadas pelo João Roiz Ensemble.


As obras de Anne Victorino d´Almeida e Eduardo Patriarca foram encomendadas com o fim de “refletirem musicalmente sobre o tempo de confinamento após a primeira vaga da pandemia Covid-19, e foram estreadas em pleno pico da segunda vaga. São, como tal, o resultado da reflexão sobre as consequências individuais de um processo que se viveu coletivamente”.


O Quinteto Samambaia, de Alexandre Delgado, foi encomendado para fazer parte do segundo disco do João Roiz Ensemble, todo ele dedicado a nova música de câmara portuguesa.


Os Sete Velhos Corais Portugueses, de Eurico Carrapatoso, constituem “uma das obras mais marcantes da atualidade do quarteto de cordas português, com uma fortíssima ligação ao lirismo e às belezas escondidas da tradição musical portuguesa”.


O espetáculo, cujos bilhetes têm um custo de 5 euros, conta com Vasken Fermanian e João Mendes no violino, João Delgado na viola de arco e Ricardo Mota no violoncelo.


Conteúdo Recomendado