João Morgado lança "Cabralito" para crianças

O escritor João Morgado apostou agora na banda desenhada e lançou o livro ilustrado “Cabralito” que conta a aventura de Pedro Álvares Cabral, numa edição para crianças, com ilustração de Bruno Picoto.

A obra terá a chancela da “Restelo 30” e uma tiragem inicial de cinco mil exemplares. A história narra toda a aventura de Cabral, de Belmonte até às índias, passando por Marrocos e pela descoberta do Brasil.

Segundo João Morgado o “texto é simples e interativo, levantando perguntas e levando as crianças a pesquisar na internet temas relacionados com a história, ou interagindo com pais e professores”. Uma forma simples de cativar os mais jovens, com “ajuda fundamental da ilustração, que está fabulosa, pela criatividade do traço, pela cor, pelo movimento que desperta a atenção do olhar” refere o autor. A obra apresenta ainda uma parte lúdica com desenhos para colorir, jogos e palavras cruzadas.

“Cabralito”é o primeiro volume de uma coleção de navegadores portugueses, uma parceria entre João Morgado e a “Restelo 30”, de Lisboa, que prepara já outras aventuras, pois está apostada em “que os jovens gostem da História de Portugal e de um passado que nos deve orgulhar”, sublinha Eduardo Baleiras, responsável pela editora.

O ilustrador Bruno Picoto apresenta o seu primeiro trabalho no género mas mostra-se entusiasmado. “Foi motivante ter como tema, um marco da nossa história, ainda mais pela originalidade da abordagem do João Morgado que nos conta a história, pelos olhos duma criança, com os seus sonhos e fantasias de aventura”.


Conteúdo Recomendado