João Mendes Rosa deixa direção do Museu da Guarda no final de maio

Vai ser substituído no cargo por Thierry Santos, que “já está integrado no quadro técnico do museu”, indicou o autarca.

O diretor do Museu Regional da Guarda, João Mendes Rosa, vai deixar de exercer funções no final do mês de maio, disse ontem o presidente da Câmara Municipal da Guarda.

Segundo o autarca Carlos Chaves Monteiro (PSD), a partir de 01 de junho, o diretor do museu vai “desempenhar um novo desafio profissional como chefe de Divisão da Cultura da Câmara [Municipal] de Oeiras”.

Carlos Chaves Monteiro disse aos jornalistas, no final da reunião do executivo municipal, realizada por videoconferência, onde apresentou o assunto, que para a decisão de João Mendes Rosa contribuíram “exclusivamente questões profissionais, familiares e pessoais, além da própria natureza do convite que remete para o incremento das suas áreas de formação: Literatura, Arte e História”.

João Mendes Rosa, que há cinco anos transitou da Câmara Municipal do Fundão para a da Guarda, para dirigir o museu local, vai ser substituído no cargo por Thierry Santos, que “já está integrado no quadro técnico do museu”, indicou também o autarca.

“O município da Guarda reconhece e agradece os préstimos de serviço público pelo excelente trabalho desenvolvido pelo doutor João Mendes Rosa na direção do museu, após a transição da sua gestão para a alçada municipal, tendo-se alcançado um novo rumo vocacional e programático daquele importante equipamento cultural da cidade”, disse.

Acrescentou que o equipamento “é hoje respeitado e reconhecido como agente cultural efetivo no país e, pelo menos, no contexto peninsular”.

A autarquia da cidade mais alta do país assumiu a gestão do Museu Regional em 2016.

Carlos Chaves Monteiro afirmou que a Câmara Municipal da Guarda “nunca limitou, nunca ‘cortou as pernas’ a ninguém” para o desenvolvimento “dos seus anseios” e dos seus “sonhos profissionais”, por isso, até hoje, nunca recusou pedidos de mobilidade aos funcionários.

João Mendes Rosa é licenciado em Artes Visuais e em História/Arqueologia e mestre em Arqueologia/Epigrafia Latina.




Conteúdo Recomendado