Segundo a IP, o concurso para a empreitada de “Modernização do Subtroço Cerdeira – Vilar Formoso – Trabalhos de Via, Catenária, Obras de Contenção, Caminho de Cabos e RCT+TP” foi hoje publicado em Diário da República.
“Num investimento estimado em 50 milhões de euros, esta obra é desenvolvida no âmbito do projeto de Modernização da Linha da Beira Alta, que integra o programa Ferrovia2020, e complementa a intervenção atualmente em curso de renovação de via do subtroço entre Guarda e Cerdeira”, é referido numa nota enviada à agência Lusa.
A IP adianta que a empreitada agora colocada a concurso tem um prazo de execução de 729 dias e envolve a realização de trabalhos numa extensão de 25 quilómetros do subtroço Cerdeira – Vilar Formoso.
A empreitada contempla a renovação integral da via entre as localidades de Cerdeira (concelho do Sabugal) e Vilar Formoso (concelho de Almeida), no distrito da Guarda.
Está também englobada a construção de plataformas de passageiros com 200 metros de extensão em Estações/Apeadeiros para serviços Internacional/Intercidades e com 100 metros de extensão para o serviço regional.
A remodelação dos ‘lay-outs’ das Estações de Cerdeira, Noémi e Vilar Formoso com o respetivo aumento dos comprimentos úteis das linhas principais para receção de comboios de mercadorias de 750 metros e otimização das condições de exploração, a construção de infraestruturas de apoio à sinalização e telecomunicações, a execução de novas redes de drenagens, a implementação do sistema de Retorno de Corrente de Tração + Terras de Proteção (RCT+TP), a criação de vias variantes ao traçado atual que permitam a redução de pendentes e o aumento de velocidade de circulação, a construção de obras de arte e de trabalhos de estabilização de taludes, são outras das intervenções previstas.
A IP lembra que a Linha da Beira Alta “integra o caminho mais curto entre a costa Atlântica passando por França até à Europa do Norte”.
“O investimento na sua renovação e reforço de capacidade, que foi definido no âmbito do Programa Ferrovia2020, tem como principal objetivo dotar a Linha da Beira Alta de características que promovam a interoperabilidade, aumentando a eficiência e a competitividade do transporte ferroviário de mercadorias”, justifica.
A fonte refere ainda que a modernização do troço, com 41 quilómetros, entre Guarda – Vilar Formoso, será realizada em duas fases distintas. A primeira fase, já em curso, corresponde à intervenção de renovação integral do subtroço Guarda – Cerdeira, com 16 quilómetros de extensão. A segunda fase é relativa à empreitada que agora se encontra a concurso.
“O conjunto destas duas empreitadas representa um investimento estimado em cerca de 58,7 milhões de euros”, segundo a IP.
A empreitada de “Modernização do Subtroço Cerdeira – Vilar Formoso – Trabalhos de Via, Catenária, Obras de Contenção, Caminho de Cabos e RCT+TP” integra a Ação 2015-PT-TM-0395-M – Ligação Ferroviária Aveiro-Vilar Formoso no Corredor Atlântico: Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso), aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.