A Câmara Municipal de Gouveia, que promove o festival, refere, em comunicado hoje enviado à agência Lusa, que o evento, a realizar no Teatro Cine, já tem os bilhetes esgotados.
A abertura da 15.ª edição do festival acontecerá no dia 04 de maio, uma sexta-feira, pelas 22 horas, no edifício da Câmara Municipal de Gouveia, com o grupo Flairck (Holanda, Bélgica, México e Cazaquistão).
No dia seguinte, sábado, a partir das 15 horas, atuam Camembert (França), David Cross Band e David Jackson (Inglaterra).
À noite, pelas 21h15, sobem ao palco do Teatro Cine de Gouveia o grupo Flairck, para uma segunda atuação, e o “incomparável” músico José Cid, com a apresentação de “10.000 anos entre Vénus e Marte”, do qual a organização recorda o ‘slogan’ promocional, “um dos melhores álbuns do mundo da música progressiva”.
No domingo, 06 de maio, último dia do Gouveia Art Rock, as atividades do programa começam pelas 11:00, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, com debates sobre música e o festival, com moderação de Thomas Olsson (Universidade de Lund, Suécia).
Os concertos começam às 15 horas, com a atuação dos americanos Bent Knee, seguindo-se os ingleses Magna Carta (às 17 horas, no edifício da Câmara Municipal, e pelas 18h45, na igreja de São Pedro).
A edição 2018 do Gouveia Art Rock encerra pelas 21h15, com a atuação do inglês Steve Hackett, cabeça de cartaz do festival.
Durante estes três dias, decorrerá na Galeria do Teatro Cine de Gouveia uma feira do disco, do cartaz, da memorabilia e do ‘merchandising’.
O Gouveia Art Rock é único no país e teve a sua primeira edição em 2003.
É inteiramente dedicado ao rock progressivo e é considerado “um dos maiores e mais importantes festivais do mundo da música progressiva”.
Segundo a organização, o festival “baseia-se no género musical conhecido como rock progressivo (também abreviado para ‘prog rock’ ou simplesmente ‘prog’), um estilo (…) com influências da música clássica e do jazz, que surgiu no fim da década de 1960 em Inglaterra e que se tornou muito popular na década seguinte, contando ainda hoje com muitos adeptos”.
O Gouveia Art Rock acontece sempre durante um fim de semana e o seu conceito “permite aos espectadores assistirem a momentos distintos, não se circunscrevendo ao local dos concertos, estendendo-se gratuitamente a toda a cidade de Gouveia”, assinala o município.