“Índias” de João Morgado terá versão Russa

Em finais de outubro João Morgado estará presente na Feira do Livro de Belgrado para a versão sérvia d’”O Livro do Império”, mas o livro “Ìndias”, romance biográfico de Vasco da Gama, foi agora traduzido para russo e será apresentado em Moscovo, em dezembro – não está ainda confirmada a presença do autor.

Livro “Índias” traduzido em russo


A obra “Vera Cruz” está também a ser traduzida e deverá ser lançada no mercado russo em 2022.

João Morgado recebeu nove prémios literários, entre os quais, Manuel da Fonseca 2020, Ferreira de Castro 2019, LIONS 2015, Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’Escritas 2015, Alçada Baptista 2014, Vergílio Ferreira 2012…
No Brasil foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cívico e Cultural, e com o Troféu “Cristo Redentor” da Academia de Letras e Artes de Paranapuã – Rio de Janeiro.

Na literatura, afirmou-se com dois romances: “Diário dos Infiéis” e “Diário dos Imperfeitos”, com chancela da Casa das Letras. Estas duas obras foram adaptadas ao teatro.

Contudo, João Morgado é reconhecido no campo do romance biográfico, tendo editado “O Livro do Império” sobre Camões, e uma “Trilogia dos Navegantes”: “Vera Cruz”, sobre Pedro Álvares Cabral e uma visão original sobre a sua chegada ao Brasil, “Fernão de Magalhães e a Ave-do-Paraíso”, sobre a vida controversa de Fernão de Magalhães, e “Índias”, sobre o lado obscuro de Vasco da Gama.


Conteúdo Recomendado