Incêndios: Homem de 71 anos detido por suspeita de fogo posto em Fornos de Algodres

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 71 anos, que é suspeito de ter ateado dois incêndios florestais no concelho de Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, foi hoje anunciado.

O Departamento de Investigação Criminal da PJ da Guarda refere em comunicado enviado à agência Lusa que os incêndios correram na segunda-feira, entre as 09h50 e as 10h30, distanciados entre si por cerca de 500 metros, na área da freguesia de Figueiró da Granja, no concelho de Fornos de Algodres.

“O suspeito, agindo por mero incendiarismo, terá ateado os incêndios por meio de chama direta, com recurso a um isqueiro pessoal, colocando fogo sob a vegetação existente, que rapidamente se alastrou, auxiliado por forte vento que então se fazia sentir, acabando por consumir aproximadamente oito hectares de pinhal, arvoredo disperso, matos e pastos”, refere a fonte.

Segundo a PJ, as chamas também colocaram em “grande perigo várias outras densas áreas florestais, bem como as respetivas áreas residenciais mais próximas, salvas apenas pela rápida e eficaz intervenção dos bombeiros”.

O suspeito foi detido na segunda-feira pela PJ da Guarda, no desenvolvimento de diligências de investigação no âmbito das quais contou com o apoio de elementos da Equipa de Proteção da Natureza e Ambiente (EPNA) da GNR.

O detido, reformado e com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime, foi presente às competentes autoridades judiciárias para primeiro interrogatório e ficou sujeito à medida de coação de apresentações semanais junto das autoridades policiais locais.


Conteúdo Recomendado