Incêndios: Baldios de Folgosinho, em Gouveia, com prejuízo de 4 M€

O incêndio, que deflagrou no sábado na Covilhã e que atingiu o concelho de Gouveia a partir de quarta-feira, destruiu zonas de exploração florestal daqueles baldios, a maioria de pinho.

Os baldios de Folgosinho, no concelho de Gouveia, registam um prejuízo de quatro milhões de euros (ME) na floresta, face ao incêndio que deflagrou na Covilhã, disse hoje o presidente da Câmara Municipal.


“Os baldios de Folgosinho têm um prejuízo de quatro milhões de euros, face a plantações e explorações florestais que estavam em desenvolvimento e que foram perdidas”, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Gouveia, Luís Tadeu.


O incêndio, que deflagrou no sábado na Covilhã e que atingiu o concelho de Gouveia a partir de quarta-feira, destruiu zonas de exploração florestal daqueles baldios, a maioria de pinho, aclarou o autarca, salientando a necessidade de haver medidas do Governo para garantir que a madeira ardida possa ser vendida a um preço justo.


Neste momento, no concelho de Gouveia “não há nenhuma frente ativa”, fruto do trabalho dos operacionais durante a noite de quinta-feira para hoje, constatou Luís Tadeu.


“Durante a noite, a temperatura baixou muito, aumentou a humidade, e os meios estavam no terreno de prevenção – que foi o que faltou noutros dias”, salientou.


A frente que ainda estava ativa no concelho e que se dirigia para Freixo da Serra acabou por ser encaminhada pelos operacionais “para uma linha de água” conseguindo controlá-la nesse ponto, esclareceu.


“Se não houver reacendimentos em virtude de ventos fortes e aumento de temperatura, a situação poderá, de uma vez por todas, estar resolvida no concelho de Gouveia”, frisou.


Para além do impacto nos baldios, Luís Tadeu chamou a atenção para os danos que este incêndio poderá provocar nos setores do turismo e da agricultura, alertando ainda para a necessidade de medidas de estabilização de emergência no pós-incêndio, para assegurar que as chuvas não trarão “outro tipo de problemas” aos territórios afetados.


O incêndio deflagrou no sábado no concelho da Covilhã e alastrou-se para Manteigas, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira.


Com início na madrugada de sábado nos concelhos da Covilhã (distrito de Castelo Branco) e de Manteigas, o fogo atingiu na tarde de quarta-feira também Gouveia e Guarda e passou na quinta-feira, a meio da manhã, para o concelho de Celorico da Beira.


Hoje, pelas 12:30, estavam no terreno 1.559 operacionais, apoiados por 457 viaturas e 13 meios aéreos, segundo o sítio na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.


Conteúdo Recomendado