Inauguração do Maior Presépio Natural no Sabugal

A cerimónia de inauguração decorre no dia 7 de dezembro, pelas 17 horas.

A Câmara Municipal do Sabugal encontra-se a recriar o Presépio de Belém, no Largo da Fonte, no centro da cidade, ocupando cerca de mil e cem metros quadrados, através do qual se pretende dar ainda mais expressão ao verdadeiro espírito de Natal – o nascimento de Jesus.

A cerimónia de inauguração está marcada para o dia 7 de dezembro, sexta-feira, pelas 17 horas, que contará com um concerto pela ‘Ópera Intermezzo’, um espetáculo de patinagem no gelo, entre outras atividades.

Nesse dia também será inaugurado a exposição de presépios no Museu do Sabugal, pelas 16 horas, e ainda a mostra de trabalhos realizados por alunos das Escolas do concelho e IPSS`s aderentes, intitulada “Natal Fantástico, Reutilize o Plástico”, no Largo da Fonte.

No âmbito da programação de Natal, o Município do Sabugal, localizado no distrito da Guarda, junto da fronteira com Espanha, também promove um “Mercadinho de Natal”, considerado “uma montra para exposição e venda de produtos e de artesanato local”. Esta iniciativa decorrerá nos dias úteis das 14h30 às 19 horas, fins de semana e dias 20 e 21, entre as 10h30 e as 19 horas. Nos mesmos horários, os visitantes poderão contar com uma pista de gelo ecológica.

No dia 7 de dezembro, das 17 às 20 horas, e fins de semana e dias 24 e 25, entre as 15 e as 18 horas, irão realizar-se passeios de charrete pelo Sabugal, com passagem em vários locais de interesse.

A animação contemplará pinturas faciais e modelagem de balões – ‘Duende Gnoa no Bosque Encantado’, de 7 a 9 e de 15 a 30 de dezembro, das 15 às 18 horas. Nos dias 7, 9, 15, 22 e 23 de dezembro, entre as 15h30 e as 17h30, haverá magia com ‘Zé Mágico’.

Estão, igualmente, agendadas várias sessões da ‘Hora do Conto’ para os dias 17, 18, 19, 20 e 27 de dezembro, pelas 15 horas.

A animação natalícia programada pela autarquia do Sabugal contempla ainda iniciativas para miúdos e graúdos, desde a pista de gelo ecológica, animação de rua – pinturas faciais, modelagem de balões e magia – peças de teatro, atuações musicais, concertos, showcooking, exposição de presépios no Museu do Sabugal e passeio de btt. 

No dia 8 de dezembro, haverá as atuações do Conservatório de Música da Guarda e da Sociedade Filarmónica Bendadense, no dia seguinte, atua o Grupo de Percussão de Valhelhas. No dia 15 de dezembro, chega a vez do Grupo de Bombos Trocadalho do Carilho, de Gonçalo.

Para o dia 16 de dezembro está marcada a atuação do Rancho de Sortelha (Associação Etnográfica de Sortelha), o Sarau Cultural (hip-hop), no Auditório Municipal, e a apresentação da peça ‘Uma Noite de Natal’, pelo Grupo de Teatro da Bendada ‘Carrap’Arte’.

No dia 21 haverá demonstração de hip-hop e no dia 22 será a vez do Rancho do Sabugal (Grupo Etnográfico do Sabugal) atuar, seguido do DJ Sousa.

A Sociedade Filarmónica Bendadense estará de volta no dia 23 ao Largo da Fonte, onde terá também lugar um showcooking de Natal, pelo chef Rui Cerveira (Casa da Esquila).

No dia 24, realiza-se a tradicional fogueira de Natal e no dia 25 ‘anjos’ em andas e animação com a Banda às Riscas. Passeios de burro nos dias 26 e 27 de dezembro, a partir das 15 horas. Nos dias 29 e 30 de dezembro destaca-se a apresentação da peça “ Só Quero um…’,  pelo Grupo de Teatro Anel de Pedra.

O primeiro fim de semana do novo ano é dedicado à tradição das Janeiras, em que a Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Belmonte, com o Polo do Ensino Articulado do Sabugal, brindará os presentes com um Concerto de Reis, no dia 5 de janeiro, no Auditório Municipal, e os Cavaquinhos da Bendada, no dia 6, no Largo da Fonte.

O programa de Natal cultural e desportivo apresenta-se com uma exposição de presépios no Museu do Sabugal, de 7 de dezembro a 6 de janeiro, e um passeio de btt natalício, na manhã do dia 23 de dezembro, organizado pelo Clube Terras do Côa.

O Maior Presépio Natural e Exposição ‘Natal Fantástico, Reutilize o Plástico’ poderão ser visitados de 7 de dezembro a 6 de janeiro, das 8h30 às 23 horas.

 

 

 

‘SABUGAL PRESÉPIO’ | 2018



Conteúdo Recomendado