"Histórias da Aldeia, Entre a Noite e a Madrugada" vão animar Monsanto

Monsanto

A aldeia histórica de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, vai acolher de 8 a 10 de novembro o evento “Histórias da Aldeia, Entre a Noite e a Madrugada”.

O programa inclui um conjunto de visitas temáticas, workshops, palestras, gastronomia, cursos de música de raiz mediterrânica e medieval, e concertos gratuitos por músicos nacionais e internacionais.

Terra feita de histórias, onde factos e fantasia se cruzam, Monsanto vai celebrar as suas lendas, os mitos da invencibilidade e o riquíssimo cancioneiro que foram decisivos na sua escolha, em 1938, como a Aldeia Mais Portuguesa de Portugal.

Ao longo de todo o ano, Monsanto é procurado devido ao seu encanto singular, que muito deve à extraordinária riqueza do seu património, material e imaterial. Tal será a inspiração para enriquecer nestes três dias uma experiência que já é inesquecível para os visitantes, sobretudo para aqueles que se atrevem a subir ao castelo, o ponto mais alto, que guarda os vestígios da habitação mais remota do lugar, da memória dos primeiros reis de Portugal e da presença incontornável dos Templários.

Durante três dias, Monsanto vai explorar os ritmos da sua música, ao som do adufe e da voz das adufeiras, num diálogo contemporâneo e enriquecedor, entre tradições deste e outros lugares. Destaque para os concertos de Leggermente a Sud (Itália) no dia 8 pelas 21h30; Ensemble Med (Portugal) no dia 9 pelas 21h30; e dos participantes do Curso de Percussão Histórica & Ensemble Med no dia 10 pelas 16h00.

Incontornável, também, é a exposição que será inaugurada no Posto de Turismo de Monsanto, a 10 de novembro (11h00), dedicada a Fernando Namora, cujo centenário se assinala este ano. Monsanto tem, na sua obra literária, um legado extraordinário.

Lado a lado com toda esta riqueza patrimonial e cultural irrompem hoje indústrias inovadoras e sustentáveis, que trazem às comunidades rurais boa qualidade de vida e novas oportunidades de desenvolvimento.
Por isso, é significativo que, nestes três dias, a aldeia que é ícone da portugalidade receba ainda o ciclo de conferências, workshops e demonstrações i-Danha Food Lab. Trata-se de uma iniciativa – pioneira na Península Ibérica – que visa apoiar o desenvolvimento de novos projetos de base rural e tradicional, promovendo soluções para um desenvolvimento sustentável.

O evento “Histórias da Aldeia, Entre a Noite e a Madrugada” insere-se na iniciativa“12 em Rede – Aldeias em Festa”, promovida pela Rede das Aldeias Históricas de Portugal, é organizado pelo Município de Idanha-a-Nova e pela União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, e é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.


Conteúdo Recomendado