Habitantes do Sabugueiro reavivam tradição ancestral na Noite das Caçoilas

No próximo dia 9 de novembro, as gentes da Aldeia de Montanha do Sabugueiro – Seia, terra de pastores, reavivam uma das tradições mais antigas na região.

Em ambiente de festa, a população acorre ao forno comunitário para confecionar, em conjunto, cabrito, borrego e frango, em caçoilas de barro preto. As carnes são provenientes do gado criado em plena Serra da Estrela.

Esta é uma prática cultural que corria o risco de se perder e que, nos últimos anos, com a operacionalização do projeto da Rede de Aldeias de Montanha tem sido reavivada pelos locais com o intuito de chamar a esta Aldeia de Montanha cada vez mais visitantes e turistas. Com a ajuda da Junta de Freguesia, em parceria com as associações e comunidade local, esta tradição é assim reinventada, dando a conhecer a gastronomia típica da aldeia. É uma experiência única em comunhão com a essência das suas gentes. Tudo em ambiente de festa e animação.

Na Noite das Caçoilas podem ser provadas iguarias como torresmos, arroz de carqueja, frango do campo, chanfanas e uma variedade de enchidos, assim como, as castanhas ou pão de centeio, cozido durante o dia no forno antes da chegada da noite.

O segredo da confeção das carnes é a lenta cozedura nas caçoilas de barro preto, o que dá tempo suficiente para a confraternização e para as danças e cantares. E como em toda a arte de cozinhar existe mão certeira, uma vez mais, caberá ao Senhor António e ao ‘Ti’ Zé controlarem o tempo de cozedura das carnes no forno comunitário para serem servidas pelos
comensais.

O resto, já se sabe, é provar e desejar que a noite fria da aldeia mais alta de Portugal aqueça com a alegria e o convívio.

O custo de aquisição do kit e prova das caçoilas é de 10 euros. As inscrições são limitadas a 500 participantes, podendo ser efetuadas online aqui, ou no Posto de Turismo do Sabugueiro através do número de telefone: 238 315 336 ou ainda pelos seguintes contactos:913732171 e 910839003.

Esta ação integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha, um plano que congrega um conjunto de atividades ligadas à preservação e valorização da identidade local, em que o fator diferenciador, para o Turismo, reside nas vivências e tradições comunitárias das Aldeias de Montanha.


Conteúdo Recomendado