Guarda tem nova associação para apoiar jovens na criação do próprio emprego

A Guarda tem uma nova associação que pretende contribuir para o desenvolvimento sociocultural e económico da região, apostando no empreendedorismo e no apoio aos jovens na criação do próprio emprego, anunciaram hoje os fundadores.

A nova coletividade, designada Oficina Nove – Associação de Empreendedores da Guarda, foi criada oficialmente a 19 de fevereiro por nove jovens que vivem e trabalham naquela cidade.

Segundo os promotores, a associação pretende oferecer “uma solução integrada de serviços e de espaços”, e proporcionar “facilidades administrativas, informáticas, humanas, formativas, de ‘know-how’, a todas as pequenas empresas que se encontrem na fase de arranque do negócio, ou já estabelecidas, que necessitem de reduzir os seus custos fixos”.

Para concretizar os objetivos propostos, irá disponibilizar a “custo reduzido” um espaço de ‘cowork’ (escritórios partilhados por mais do que uma entidade ou empresa) e dará apoio à incubação e à domiciliação virtual de empresas.

A Associação de Empreendedores da Guarda foi pensada pelos fundadores “como um espaço de partilha de conhecimento, inovação, empreendedorismo e cultura”.

A nova coletividade também pretende, entre outras ações, organizar eventos sociais, desportivos, culturais, de solidariedade social, ambiental e formativos, atuar na área da educação, da formação profissional e da promoção do emprego, na promoção e divulgação das artes, artesanato e cultura regional.

A Oficina Nove surgiu de uma conversa de café entre três amigos – Magda Martins, designer de interior, 38 anos, Diogo Loureiro, empresário, 40 anos, e Rui Coelho, designer gráfico, 38 anos – que decidiram fazer “algo pela cidade da Guarda” e ajudar os jovens no início da carreira profissional.

“Como todos passámos pela necessidade de ter um espaço e de ajuda no início da nossa atividade profissional, decidimos criar a associação para ajudar os jovens”, contou hoje Magda Martins à agência Lusa.

A responsável assegura que a Associação de Empreendedores da Guarda “não é mais uma associação”, porque os seus responsáveis pretendem que se distinga na vertente do empreendedorismo.

“Queremos dinamizar a cidade com jovens empresários, jovens criativos e artísticos e queremos ser acessíveis a qualquer instituição ou empresa que se queira juntar”, disse.

Os nove elementos fundadores estão todos a trabalhar, mas “todos querem dar o seu contributo para ajudar os jovens a criar emprego e a dinamizar a economia local”, sublinhou Diogo Loureiro, outros dos fundadores.

No seu arranque, a associação abrangerá apenas o território do concelho da Guarda, mas, segundo Rui Coelho, também mentor do projeto, futuramente o raio de ação “será alargado” a todo o distrito da Guarda.

A apresentação oficial será realizada na sexta-feira, pelas 18 horas, na sua sede, que funcionará nas instalações de uma empresa local (M5 Business Center), no âmbito de um protocolo estabelecido entre ambas as entidades.


Conteúdo Recomendado