Guarda sob aviso amarelo devido à queda de neve

As temperaturas mínimas vão variar entre 1 (na Guarda) e oito graus (em Faro e Lisboa) e as máximas entre cinco (na Guarda) e 16 (em Faro e Viana do Castelo).

O IPMA prevê, na terça-feira, no continente, céu em geral muito nublado e períodos de chuva ou aguaceiros, diminuindo de intensidade e frequência a partir do final da tarde.

A previsão aponta também para queda de neve acima de 800/1000 metros nas regiões Norte e Centro, condições favoráveis à ocorrência de trovoada e queda de granizo, em especial nas regiões Norte e Centro e pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas vão variar entre 1 (na Guarda) e oito graus (em Faro e Lisboa) e as máximas entre cinco (na Guarda) e 16 (em Faro e Viana do Castelo).

Está ainda previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte no litoral, com rajadas até 80 quilómetros por hora a partir do meio da tarde a sul do cabo Mondego, e com rajadas até 90 quilómetros por hora nas terras altas em especial da região Sul. O IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro por causa do vento forte.

Os distritos de Vila Real, Viseu e Guarda estão sob aviso amarelo devido à queda de neve acima de 800/1000 metros até às 12 horas de terça-feira.

Oito barras fechadas e três condicionadas devido à agitação marítima

Segundo a Autoridade Marítima Nacional, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, São Martinho do Porto e Ericeira estão fechadas à navegação devido à agitação marítima forte. A barra de Viana do Castelo está fechada a embarcações com comprimento inferior a 30 metros, e as barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas apenas a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou toda a costa portuguesa sob aviso laranja e amarelo.

De acordo com o IPMA, os distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja até às nove horas de quarta-feira, prevendo-se ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo chegar aos 10 a 12 metros. Também devido à agitação marítima, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo até às 18 horas de quarta-feira prevendo-se ondas de noroeste com quatro a cinco metros.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo é emitido sempre que há situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.


Conteúdo Recomendado