Guarda presta homenagem aos 40 anos de vida literária de Miguel Real

A exposição Miguel Real 40 anos de vida literária pode ser visitada na BMEL, de 4 de outubro a 6 de dezembro de 2019.

O Município da Guarda associa-se às celebrações dos 40 anos (19791-2019) de vida literária, ensaística, dramatúrgica de Miguel Real, acolhendo a exposição Miguel Real 40 anos de vida literária e o colóquio Miguel Real – 40 anos de escrita: ensaio, ficção, no próximo dia 4 de outubro, pelas 14h30, na sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL).

Ainda no âmbito desta homenagem a Miguel Real, a autarquia adianta que se irão realizar também na Guarda o Colóquio Miguel Real – 40 anos de escrita: a (re)criação dramatúrgica, com a performance da Peça de Teatro O Ano da Morte de Ricardo Reis, da autoria de José Saramago e adaptação dramatúrgica de Miguel Real e Filomena Oliveira, a 6 de novembro de 2019, no Teatro Municipal da Guarda, bem como, a fechar o mencionado ciclo comemorativo, o Colóquio Miguel Real – 40 anos de escrita: o romance histórico no século XXI, a 6 de dezembro de 2019 na sala de Tempo e Poesia da BMEL.

Trata-se de uma iniciativa da Universidade da Beira Interior (FAL- UBI, LabCom.IFP), à qual se associaram várias instituições, de entre as quais, o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, a Academia Lusófona Luís de Camões, o Instituto Europeu de Ciências da Cultura – Padre Manuel Antunes, o Instituto Fernando Pessoa, o Observatório da Língua Portuguesa, bem como diversos Municípios, onde se inclui naturalmente a Câmara Municipal da Guarda.

Miguel Real possui uma vasta obra dividida entre o ensaio, a ficção e o drama, este último em colaboração com Filomena Oliveira. Recebeu o Prémio de Revelação nas áreas da Ficção e do Ensaio Literário da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Ler, do Círculo de Leitores, o Prémio da Associação dos Críticos Literários, o Prémio Literário Fernando Namora e o Prémio SPA Autores pelo romance “O Feitiço da Índia”. É colaborador permanente do Jornal de Letras, onde faz crítica literária.

Miguel Real é autor dos romances “As Memórias Secretas da Rainha D. Amélia”, “A Guerra dos Mascates”, “O Feitiço da Índia”, “A Cidade do Fim”, “O Último Europeu” e “Cadáveres às Costas”. Quanto a ensaios publicou “Nova Teoria do Mal”, “Nova Teoria da Felicidade”, “Portugal – Um país parado no meio do caminho”, “Nova Teoria do Sebastianismo”, “Nova Teoria do Pecado” e “Fátima e a Cultura Portuguesa”.


Conteúdo Recomendado