Guarda e Sabugal em risco muito elevado de incêndio

Dezassete concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco, Faro, Beja, Coimbra, Leiria e Guarda apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Monchique (Faro), Barrancos e Portel (Beja), Mação, Sardoal, Tomar (Santarém), Sertã, Vila de Rei, Oleiros, Castelo Branco e Idanha-a-Nova (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil (Coimbra), Pedrógão Grande (Leiria), Guarda e Sabugal (Guarda).

O IPMA colocou também em risco elevado de incêndio vários concelhos de Faro, Évora, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Santarém, Leiria, Coimbra, Viseu, Vila Real e Bragança.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje na região norte céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral, com ocorrência de períodos de chuva, em geral fraca e em especial durante a tarde, vento em geral fraco predominando de sudoeste, soprando moderado no litoral e nas terras altas, em especial durante a tarde, pequena subida da temperatura mínima e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Nas regiões do centro e sul, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao final da manhã, vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e de sudoeste na costa sul do Algarve, em especial durante a tarde.

Está também prevista uma pequena subida da temperatura mínima e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre os 17 e os 29 graus Celsius, no Porto entre 16 e 22, em Bragança entre 13 e 28, em Viseu entre 12 e 25, na Guarda entre 12 e 25, em Castelo Branco entre 16 e 31, em Portalegre entre 16 e 29, em Coimbra entre 14 e 27, em Santarém entre 16 e 30, em Évora e Beja entre 15 e 32 e em Faro entre 20 e 27.


Conteúdo Recomendado