Guarda e Sabugal com risco máximo de incêndio

Dezassete concelhos de Portugal continental apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, de acordo com informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

Os concelhos de Moimenta da Beira, Guarda, Sabugal, Arganil, Pampilhosa da Serra, Oleiros, Sertã, Vila de Rei, Mação, Sardoal, Portel, Barrancos, Monchique, Portimão, Silves, Loulé e Alcoutim estão com risco muito elevado de incêndio de incêndio.

O restante mapa de Portugal está pintado a laranja – mais de 100 concelhos – e a amarelo, cores que revelam que estão sob risco elevado e moderado de incêndio, respetivamente.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA e engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na terça-feira 52 incêndios, que foram combatidos por 687 operacionais, com o apoio de 188 veículos.

Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso até ao fim da manhã. A partir da tarde, aumento de nebulosidade nas regiões Norte e Centro, em especial no interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

O vento fraco tende a soprar moderado de leste no Algarve, e de noroeste durante a tarde no litoral oeste a sul do Cabo Mondego.

As temperaturas vão subir até cinco graus centígrados hoje, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou os distritos de Évora, Setúbal, Beja e Portalegre sob aviso amarelo devido ao calor.

Em declarações à agência Lusa, o meteorologista Ricardo Tavares, explicou que, hoje a temperatura máxima irá subir em especial no interior do Alentejo, com máximas acima dos 35 graus.

As temperaturas previstas para hoje podem chegar aos 38 graus Celsius em Beja, 36 em Évora, 35 em Portalegre e Castelo Branco, 33 em Santarém, 31 em Lisboa, 32 em Bragança e Vila Real.

Porto e Viana do Castelo vão oscilar entre os 10 e os 24 de máxima, enquanto em Braga estão previstos 31, 30 em Viseu, 29 em Coimbra, 24 em Leiria, e a sul de Portugal continental 31 em Faro e 27 em Sagres.


Conteúdo Recomendado