Evento Terminado em 2023-01-06 23:00:00

“Guarda: Cidade Natal” inaugurada hoje

Início: 2022-12-02 14:30:00
Fim: 2023-01-06 23:00:00
Local do Evento: Guarda
Entidade Promotora: Câmara Municipal da Guarda

De 2 a 25 de dezembro a Praça Luís de Camões vai receber a Casa do Pai Natal, a tradicional árvore de Natal gigante, os comboios infantil e turístico, o Carrossel Parisiense e a Pista de Gelo.

A “Cidade Natal” regressa à Guarda a partir de hoje, dia 2 de dezembro, com inauguração marcada para as 14h30, ligando o Jardim José de Lemos à Praça Velha e contará com a participação das escolas de 1º CEB dos ensinos público e privado.


De 2 a 25 de dezembro a Praça Luís de Camões vai receber a Casa do Pai Natal, a tradicional árvore de Natal gigante, os comboios infantil e turístico (este último com percurso pelo centro da cidade), o Carrossel Parisiense, muita animação com figuras animadas ligadas ao Natal e ao imaginário infantil e a Pista de Gelo no pátio atrás da Sé.


Na “Cidade Natal” vai estar também o Mercadinho de Natal, com várias barraquinhas, nesta edição dedicada unicamente à gastronomia e que promete “ter uma oferta variada de doces natalícios, licores, pão, queijo, enchidos e outros petiscos e bebidas condizentes com a época festiva”.


Para além destas atividades, as igrejas e capelas da Guarda e de todas as freguesias vão receber Concertos de Natal, de 3 a 23 de dezembro.


De 1 a 18 de dezembro, em diferentes horários e localidades, há “Natal na Aldeia” de César Prata, Rogério Pires, Sara Vidal e Ana Mendonça, com temas da tradição oral portuguesa e muitos outros programas sempre com tom natalício.


O Município vai ainda promover a 7ª Edição do Aconchego de Natal – Feira Social, que decorre na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (Feira Solidária), Centro de Estudos Ibéricos (Feira de Livros Solidária) e Museu da Guarda (Oficinas e Ateliês de Natal) nos dias 10 e 11 de dezembro.


Esta iniciativa visa “angariar bens e ajudas de apoio e cuidado para um largo número de famílias do concelho, que se encontram em situação de grande fragilidade e vulnerabilidade”, e conta com a colaboração da Rede Social do Município, as IPSS do concelho, numa organização da Câmara da Guarda e apoio do CLAS e da CLDS.


No dia 11 de dezembro, o programa Somos Portugal da TVI irá realizar-se a partir da Cidade Natal, entre as 14h00 e as 20h00, e durante as seis horas de emissão, o programa irá ao encontro das tradições culturais, gastronómicas e religiosas da região, com reportagens, outros apontamentos e muita música.


Destaque ainda para a iniciativa “Estrela de Natal – Cenografias Urbanas” que enche o Jardim José de Lemos e Frei Pedro com estruturas em madeira de árvores de Natal decoradas pelas escolas e jardins-de-infância do ensino público e privado do concelho e pelas IPSS associadas à Rede Social Local. Os trabalhos ficarão expostos entre 2 de dezembro e 6 de janeiro.


O Município da Guarda promove, uma vez mais em parceria com o NERGA, o Concurso de Montras de Natal, com votação feita exclusivamente online, através do site da Câmara Municipal.


A autarquia vai atribuir 1000 euros à melhor montra e 500 e 250 euros respetivamente ao segundo e terceiro classificados e as lojas interessadas em participar devem inscrever-se até 6 de dezembro no site da câmara. O concurso decorrerá entre 8 de dezembro e 6 de janeiro de 2023.


Na véspera de Natal, 24 de dezembro, a autarquia volta a realizar o tradicional Madeiro de Natal, a partir das 16h00, junto aos balcões da Praça Velha (Praça Luís de Camões), o madeiro vai arder e contará com a habitual animação musical bem como bebidas e doces regionais da época.


Dois dias depois, a 26 de dezembro, há o Magusto da Velha em Aldeia Viçosa, uma tradição que remonta a 1698 na qual, reza a lenda, que “uma velha abastada terá feito uma doação para que o povo pudesse um dia por ano, beber vinho e comer castanhas”.


Já após as comemorações natalícias, regressa a “Alta Passagem de Ano” na Praça Luís de Camões, depois de dois anos de paragem forçada pela pandemia, no dia 31 de dezembro.


Pedro Abrunhosa e o Comité Caviar, Tributo a Linkin Park – Hybrid Theory e DJ Two Brothers, são os nomes confirmados para uma noite “que se adivinha longa e cheia de diversão”.


O programa natalício da autarquia da Guarda termina a 6 de janeiro com o espetáculo “Vamos Cantar as Janeiras”, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, numa iniciativa que reúne as coletividades e grupos de cantares do concelho da Guarda, sob a direção artística de Sara Vidal.


Conteúdo Recomendado