Carlos Martins é o novo presidente do Conselho Geral do Politécnico da Guarda

O Conselho Geral do IPG é um órgão que define as linhas estratégicas da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.

Carlos Martins foi eleito presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), sucedendo a Fernando Carvalho Rodrigues, em votação realizada esta quarta-feira, dia 30 de novembro.


Diretor do Centro Distrital da Segurança Social da Guarda, o novo presidente foi eleito com 27 votos dos 28 votantes presentes em reunião convocada pelo órgão.


“Este cargo representa um grande desafio sobretudo num momento em que o Instituto Politécnico da Guarda está a crescer e a prosperar como um todo”, afirma Carlos Martins. “Junto-me ao Conselho Geral com a missão de contribuir para o crescimento e desenvolvimento da instituição e de pacificar e equilibrar as diferentes tendências que se desenham dentro do Instituto”.


O novo presidente do Conselho Geral afirmou ainda que o IPG deve “continuar a investir nas redes de parcerias ativas – com empresas e entidades da região – em prol do desenvolvimento do distrito da Guarda”.


O presidente eleito é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. Foi diretor do Centro Distrital da Segurança Social entre 1996 e 2001 e desempenhou funções como secretário executivo da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela entre 2015 e 2020. Regressou ao Centro Distrital de Segurança Social da Guarda, em 2020, na qualidade de diretor, cargo que ocupa atualmente.


“O Dr. Carlos Martins é uma figura da sociedade da Guarda que tem uma enorme sensibilidade para o potencial da ligação entre a Academia, representada pelo IPG, a economia empresarial, os agentes sociais e da saúde, as autarquias e os produtores culturais desta região”, afirma Joaquim Brigas, presidente do Politécnico. “Para além disso, o Dr. Carlos Martins é uma pessoa equilibrada, sensata, com experiência e conhecimento para garantir isenção e rigor na condução das competências do Conselho Geral”.


O Conselho Geral do IPG é um órgão que define as linhas estratégicas da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial, estimula a relação entre a comunidade académica e a sociedade civil, e organiza o processo de eleição do presidente da instituição.


O organismo é composto por 33 membros: 17 representantes dos professores e investigadores; cinco representantes dos estudantes; um representante do pessoal não docente e dez personalidades externas de reconhecido mérito, não pertencentes à instituição, com conhecimentos e experiência relevantes nas suas áreas.


Conteúdo Recomendado