Dando continuidade a uma iniciativa que é já uma marca da região, a Guarda volta a ser a Cidade Natal entre 1 e 25 de dezembro. Tal como nas edições anteriores, o centro das festividades será a Praça Luís de Camões, coração da cidade mais alta.
A Cidade Natal ‘abre portas’ a 1 de dezembro, este ano com algumas restrições devido às normas de segurança impostas pela Direção Geral de Saúde pela Pandemia por COVID 19. Ainda assim, não vão faltar a Árvore de Natal, com perto de 12 metros de altura, o Carrossel Parisiense, o Comboio, que fará o circuito pelo centro da cidade, e vários PhotoPoints para imortalizar as visitas em família a este lugar encantado. Aqui funcionará também o Mercadinho de Natal com várias barraquinhas que privilegiam a venda dos doces da quadra natalícia, bem como licores, chocolate quente, artesanato, entre outros produtos locais. E para além de tudo isto há ainda mágicos, soldadinhos de chumbo, anjos e bailarinas, para a animação na abertura, dia 1 de dezembro às 16h00, e durante os fins-de-semana.
Ainda pelas freguesias, entre 3 e 19 de dezembro, estão previstos Concertos de Natal. Nesta edição, o espírito natalício vai chegar a todas as freguesias do concelho da Guarda. Desta forma, o Município pretende levar a magia do Natal, através da Cultura, a todo o território com a colaboração dos grupos de cantares das Associações Culturais do Concelho da Guarda, difundindo os cantares tradicionais da quadra natalícia.
E de 5 a 18 de dezembro são as Igrejas da cidade (Misericórdia, S. Vicente, S. Miguel, S. Pedro, Bonfim, Póvoa do Mileu e Sequeira) que vão receber Música de Natal com as atuações de Diamar, MyFellowJo e Rui Sequeira, Grupo de Cantares da Sequeira, Grupo de Cantares A Mensagem e Kaire Ictus.
De regresso á ‘Praça velha’ está ainda o Madeiro de Natal que vai arder, como é tradição no dia 24 de dezembro. Há anos que o Madeiro é o ponto de encontro de centenas de guardenses em tarde de consoada, na Guarda. Ao toque dos sinos acende-se o madeiro e brinda-se às boas festas com amigos e família. O momento é acompanhado de animação musical, este ano com os Levados da Breca, Fanfarra Gooze e Dj Dilcio.
Destaque também para o Jardim do Largo Frei Pedro que volta a ter a sua Árvore de Vitrais, fruto da participação ativa das crianças de Instituições Sociais de Acolhimento do Concelho, com a temática dos Pinheirinhos de Natal. E ainda neste local e também no Jardim José de Lemos estarão espalhados os ‘Pinheiros de Natal’. Serão perto de 80 árvores com estrutura em madeira e com cerca de 1,70 metros que vão ser enfeitados com adornos das escolas de 1º CEB, jardins-de-infância do ensino público e privado e instituições da rede social. Estes ‘Pinheiros de Natal prometem trazer magia aos espaços verdes mais centrais da cidade, recorrendo apenas a elementos naturais como pinhas, bolotas, castanhas, abóboras, pedaços de cortiça ou rolhas.
Nesta quadra, também a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço vai ter atividades com cunho natalício para ver e desfrutar em família como exposições, oficinas, leituras encenadas e teatro. E no Museu da Guarda estão também previstas sessões de Contos de Natal e várias Oficinas.
Nesta edição da Cidade Natal, O Município da Guarda promove, mais uma vez em parceria com o NERGA, o Concurso de Montras de Natal. Desta vez, a votação será feita exclusivamente online, através da plataforma da Câmara da Guarda, no site. A autarquia irá atribuir 1000 euros à melhor montra e 500 e 250 euros respetivamente ao segundo e terceiro lugares. As lojas interessadas em participar deverão ler atentamente as normas do concurso e inscrever-se até ao dia 2 de dezembro. O concurso decorrerá entre 4 de dezembro de 2021 e 6 de janeiro de 2022.
O programa de Natal da autarquia encerra, como já é tradição, com o ‘Vamos Cantar as Janeiras’ no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, dias 6 e 7 de janeiro de 2022. Num espetáculo que tem a direção artística da cantora e multi-instrumentista, Sara Vidal e que contará com a participação das coletividades e grupos de todo o concelho da Guarda.
Programa
Guarda:A Cidade Natal 2021
[27 novembro]
Jardim José de Lemos
18h00
Ligação da Iluminação de Natal
Com a participação do Coro Infantil do Conservatório de Música de São José da Guarda e com Espetáculo Aéreo pela Super Pipoca Produções
No dia de aniversário da cidade mais alta ligam-se as luzes de Natal por toda a cidade. O momento simbólico acontecerá no Jardim José de Lemos e contará com um espetáculo aéreo e com um o Coro Infantil do Conservatório.
Até 6 de janeiro de 2022
Loja Centro Comercial La Vie
Loja Junto à Igreja da Misericórdia
Natal Artesanal
Trata-se da 8.ª Edição do Natal Artesanal que abre portas no Dia da Cidade, 27 de novembro. Trata-se de uma iniciativa levada a cabo em conjunto por artesãs locais. Nestas lojas poderá encontrar, entre outros produtos, licores, compotas e uma variedade de doces de natal como coscoreis e rabanadas. Tudo feito de modo artesanal.
Até 6 de janeiro de 2022
Jardim do Largo Frei Pedro
Árvore dos Vitrais
A Árvore dos Vitrais está de regresso ao Jardim do Largo Frei Pedro, nesta edição com a temática dos Pinheirinhos de Natal. Mais de 100 crianças das Instituições Sociais: LIJ – Lar de Infância e Juventude – Aldeias SOS da Guarda, Casa da Sagrada Família, Instituto de São Miguel e o Programa Escolhas – NDS, foram desafiadas a pintar os vitrais formando um enorme pinheiro de Natal.
Até 15 de janeiro de 2022
Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço [BMEL]
Exposição de Livros Pop-up Natal, da coleção particular de José Alberto Rodrigues
Mostra da coleção particular de José Alberto Rodrigues. Esta época do ano é propícia a descobertas maravilhosas. A dádiva e a partilha fraternas são momentos permanentes e em cada gesto expressamos o nosso afeto e sentimentos. Uma exposição que desperta o espírito natalício.
Até 15 de janeiro de 2022
BMEL
Exposição de Presépios, da coleção particular de Isabel Campos Correia e José Augusto Correia
Mostra de presépios da coleção particular de Isabel Campos Correia e José Augusto Correia, adquiridos durante as viagens que este casal de professores aposentados realizou por todo o país.
1 de dezembro a 6 de janeiro de 2022
Jardim José de Lemos e Jardim do Largo Frei Pedro
Pinheiros de Natal
Com a colaboração das instituições da Rede Social do Concelho da Guarda, bem como das escolas de 1º CEB e jardins-de-infância públicos e privados do concelho, serão colocadas 80 árvores em madeira no Jardim José de Lemos e no Jardim do Largo Frei Pedro. Estes Pinheiros de natal com cerca de 1,70m de altura estão enfeitados com adornos das escolas e instituições e prometem trazer magia aos espaços verdes mais centrais da cidade, recorrendo apenas a elementos naturais como pinhas, bolotas, castanhas, abóboras, pedaços de cortiça ou rolhas.
1 a 25 de dezembro
Praça Luís de Camões
Abertura, dia 1 às 16h00, com atuações de CORO e do ‘O Estúdio – Arte E Movimento’
Horário: 10h00 – 19h00 e 24 e 25 de dezembro – 15h00 – 19h00
Horário Mercadinhos – 14h00 – 19h00 e aos Fins-de-semana e feriados:10h00 – 19h00
Cidade Natal
A Cidade Natal abre portas este ano com algumas restrições devido às normas de segurança impostas pela DGS devido à Pandemia por COVID 19. Ainda assim não vão faltar a Árvore de Natal, com perto de 12 metros de altura, o Carrossel Parisiense, o Comboio, que fará o circuito pelo centro da cidade, e vários PhotoPoints para imortalizar as visitas em família a este lugar encantado. Aqui funcionará também o Mercadinho de Natal com várias barraquinhas que privilegiam a venda dos doces da quadra natalícia, bem como licores, chocolate quente, artesanato, entre outros produtos locais. E para além de tudo isto há ainda mágicos, cuspidores de fogo, soldadinhos de chumbo, anjos e bailarinas, para a animação na abertura e durante os fins-de-semana.
3 a 19 de dezembro
Concertos de Natal nas freguesias do Concelho da Guarda
O espírito Natalício vai chegar a todas as freguesias do concelho da Guarda, através de um concerto de Natal por freguesia. Desta forma, o Município pretende levar a magia do Natal, através da Cultura, a todo o território com a colaboração dos grupos de cantares das Associações Culturais do Concelho da Guarda, difundindo os cantares tradicionais da quadra natalícia.
4 de dezembro de 2021 a 6 de janeiro de 2022
Comércio Local
Concurso de Montras de Natal
Org. Município da Guarda e NERGA – Associação Empresarial
O Município da Guarda promove, mais uma vez em parceria com o NERGA, o Concurso de Montras de Natal. Nesta edição, a votação será feita exclusivamente online através da plataforma da Câmara da Guarda, no site. A partir de 4 de dezembro, vote na sua favorita! O Município da Guarda irá atribuir prémios às melhores montras: 1000, 500 e 250 euros, respetivamente ao primeiro, segundo e terceiro lugares.
4 de dezembro
BMEL
10h30
‘Literaturinha: O quarto Rei Mago’ por Teatromosca | Leitura encenada
Ao contrário dos outros três, Artaban, o quarto rei mago, faltou ao nascimento de Jesus. As oferendas que trazia- uma safira, um rubi e uma pérola- usou-as para ajudar os enfermos e necessitados que cruzaram o seu caminho. Leitura encenada a partir de ‘Other Wise Man’ de Henry Van Dyke. Atividade para Famílias com crianças dos 6 aos 12 anos. Inscrições prévias até dia 3 de dezembro na BMEL.
4 de dezembro
Igreja da Misericórdia
18h30
Concerto de Natal com DIAMAR
5 de dezembro
Igreja de S. Vicente
18h30
Concerto de Natal com MyFellowJo e Rui Sequeira
6 de dezembro
Museu da Guarda
Informações: 271 213 460
Oficinas de Cianotipia natalícias
Esta oficina quer proporcionar aos participantes o conhecimento e a prática de um método de impressão de imagens artesanal do sec. XIX, que utiliza moléculas de ferro sensíveis à luz que conferem a cor azul a este tipo de fotografia. Os trabalhos efetuados terão por base o Natal.
8 de dezembro
Capela do Mileu
18h30
Concerto de Natal com César Prata: ‘Natal em Portugal’
10 de dezembro
Igreja de S. Miguel
19h00
Concerto de Natal com Grupo de Cantares da Sequeira
11 de dezembro
BMEL
14h30 às 17h30
Tipografia tradicional – postais de Natal, por Quadratim | Workshop
Vamos viajar no tempo, na companhia de um mestre tipógrafo e sua aprendiz, manuseando tipos de letra em chumbo e imprimindo em máquinas centenárias. Postais e etiquetas criados em tipografia tradicional, tornam mais especial a magia do Natal.
11 de dezembro
Igreja da Sequeira
18h30
Concerto de Natal com DIAMAR
11 e 12 de dezembro
Zona Histórica até à Guarda-Gare
Hora a comunicar
Noel Run – Corrida e Caminhada Solidária
Org: Município da Guarda e NERGA – Associação Empresarial
Esta é uma iniciativa em parceria com Ginásios e Associações Desportivas. O percurso terá paragens em várias zonas comerciais.
12 de dezembro
Auditório do Paço da Cultura
CONCERTOS DE NATAL
16h00 – Sociedade Musical Gouveense
17h00 – Grupo da Associação Recreativa Filarmónica Popular Manteiguense
Org. Fundação INATEL | Apoio: Município da Guarda
Trata-se de uma iniciativa que se realiza a nível nacional, no mesmo dia, à mesma hora, em todas as capitais de distrito: um concerto de Natal em local emblemático aberto a toda a população.
14 e 16 de dezembro
Museu da Guarda
Informações: 271 213 460
Oficina de Decoração Natalícia
Esta atividade tem por objetivo estimular a criatividade no âmbito da expressão plástica e, acima de tudo, promover a consciência da necessidade do reaproveitamento de materiais numa época de consumo e desperdício.
17 de dezembro
Museu da Guarda
Informações: 271 213 460
Contos de Natal por António Fontinha
António Fontinha é um dos pioneiros da Narração Oral em Portugal e vive exclusivamente de contar histórias desde 1995. A base do seu repertório são temas da tradição oral portuguesa e, paralelamente à atividade de narrador, conduziu campanhas de recolha de contos tradicionais por todo o território nacional, algumas delas editadas, como os Contos Populares Portugueses.
17 de dezembro
Igreja de S. Pedro
18h30
Concerto de Natal com Grupo de Cantares A Mensagem de S. Miguel
18 de dezembro
BMEL
10h30
‘O Natal da Ana’ pelo Teatro em Caixa
Esta é a história de um Natal atribulado que acaba em festa graças à imaginação do avô Anacleto e colaboração da sua neta, Ana.
18 de dezembro
Igreja do Bonfim
18h30
Concerto de Natal com Kaire Ictus
De 21 de dezembro a 29 de janeiro de 2022
Café Concerto do TMG
No horário de funcionamento do CC
Exposição ‘Na Guarda do Natal’, pelo Fotoclube da Guarda
Org. Fotoclube da Guarda | Apoio: Município da Guarda
O Fotoclube da Guarda associou-se ao evento Guarda Cidade Natal 2021 com a realização de uma exposição fotográfica do Natal da Guarda, fazendo uma viagem pela Cidade Natal das edições anteriores e do Natal que vivemos nas aldeias do nosso concelho.
24 de dezembro
Praça Luis de Camões
16h00
Madeiro de Natal
Animação com os Levados da Breca, Fanfarra Gooze e Dj Dilcio
O Madeiro está de regresso este ano à Praça Luís de Camões. Há anos que ele é o ponto de encontro de centenas de guardenses em tarde de consoada, na Guarda. Ao toque dos sinos acende-se o madeiro e brinda-se às boas festas com amigos e família. O momento é acompanhado de animação musical.
6 e 7 de janeiro de 2022
Grande Auditório do TMG
21h30
Vamos cantar as janeiras
Espetáculo que conta, como habitualmente, com a participação de coletividades e grupos de todo o concelho da Guarda e que tem por base a tradição do ‘Cantar das Janeiras’. Nesta edição, a direção artística cabe a Sara Vidal, da Associação Sons Vadios, cantora e multi-instrumentista portuguesa, tendo sido vocalista do grupo galego de folk ‘Luar na Lubre’ e um dos elementos do projeto ‘Segue-me à Capela’. Entusiasta da cultura tradicional e da identidade dos povos, a artista pretende recriar um figurino verdadeiramente tradicional, com música e representação à mistura.